Fabio Marton
Madeira
As árvores têm um tecido interno, o xilema, que leva água e nutrientes da raiz até as pontas. Quando a árvore morre, ele endurece e vira madeira – um material que sempre foi fundamental para o desenvolvimento da humanidade. Principalmente no fim da Idade Média, época em que Portugal chegou à…
Macaronésia
Em 1419, exploradores portugueses alcançaram essa região do Atlântico, cujo nome significa “ilhas felizes”. Portugal se apossou de uma delas, cheia de florestas, e dela extraiu matéria-prima para sua indústria naval. A ilha também virou um ponto de parada para os navegantes. O trampolim perfeito para o…
Descobrimento
Em 1500, Cabral apareceu por aqui mais para confirmar a posse de um território já esperado e logo partiu para a Índia, onde estavam as especiarias – e o dinheiro. Mas o novo continente deu lucro. Depois do pau-brasil e do açucar, outro produto da América acabaria ganhando valor muito tempo depois. Trata-se da…
Borracha
Em 1736, o francês Charles La Condamine veio à América e se encantou com um material que os nativos usavam para fazer bolas. Esse composto viria a ser conhecido como borracha. E só se tornou útil mesmo em 1839, quando surgiu o processo de vulcanização. Que permitiu a criação de várias coisas, entre elas a…
Mamadeira
Graças à borracha vulcanizada (prensada), foi possível criar o bico flexível – e, com ele, a mamadeira moderna. No século 20, ela virou um hit entre os bebês. E os bebês, um hit entre os casais – o que causou uma explosão demográfica e acabou levando a grandes desmatamentos. A mamadeira virou inimiga da madeira.