GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

Conexões de che a cher

Fábio Marton

Che Guevara
Estudante de medicina argentino que virou revolucionário ao chegar ao México, Ernesto Guevara ganhou o apelido de seus companheiros, por falar muito “che” – que é o mesmo “tchê” dos gaúchos, usado também em seu país. Em 1958, junto com Fidel Castro, fez a Revolução Cubana e tomou o poder. Onde acabou provocando a…

Crise dos Mísseis
Che tinha pretensões geopolíticas. Em 1962, ele apoiou entusiasmadamente a ideia dos soviéticos de instalar mísseis nucleares em Cuba, que, se disparados, atingiriam os EUA em apenas 15 minutos. A Crise dos Mísseis acabou sendo contornada, mas quase detonou a 3ª Guerra Mundial. E esse susto gerou uma onda de…

Pacifismo
O clima nos EUA mudou radicalmente. Acabou o otimismo ingênuo dos anos 50 e surgiu a onda da contracultura e dos hippies: que pregavam o pacifismo e a anarquia e cantavam músicas de protesto contra as ações de seu país na Guerra Fria, com letras bem “bicho-grilo”. E o artista mais famoso desse estilo foi…

Bob Dylan
Robert Zimmerman começou sua carreira como roqueiro, mas em 1962 trocou de nome e passou a cantar música folk. Dylan se politizou, participou dos protestos pelos direitos civis dos negros nos EUA e escreveu músicas cada vez mais densas e profundas. Mas também ajudou no sucesso de uma artista bem fútil. A cantora…

Cher
Seu primeiro disco solo, em 1965, trouxe como faixa-título All I Really Want to Do, cover de uma música de Dylan. Foi um megassucesso e deu o empurrão decisivo na carreira de Cher, que chegou até a lançar a própria linha de roupas. Como Che – que deu origem a um grande negócio de camisetas estampadas com seu rosto.