GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

Conexões do botoque ao botox

Fábio Marton

Botoque

É um adereço usado por várias tribos brasileiras, como os aimorés (também conhecidos como botocudos) e os caiapós, liderados pelo famoso cacique Raoni. Consiste de um disco de madeira usado para alargar o lábio inferior. Mas o nome botoque não é indígena: vem de uma antiga palavra portuguesa para…

Rolha

Quando chegaram ao Brasil, os portugueses acharam que o adereço dos índios se parecia com uma rolha de barril – e o batizaram como tal. E, além de inspirar os portugueses e conservar bebidas e alimentos, a rolha também teve papel crucial na evolução da ciência. Tudo graças ao biólogo britânico…

Robert Hooke

Hooke (1635-1703) descobriu que, quando ampliadas, as rolhas lembravam colmeias – estavam cheias de pequenas subdivisões que ele chamou de células (“quartinho”, em latim). Hooke escreveu um livro a respeito. Foi o marco zero da microbiologia, que permitiu começar a identificar os micróbios causadores de doenças. Como o…

Clostridium botulinum

Em 1895, o médico belga Émile van Ermengem analisou um presunto estragado que havia matado 3 pessoas e nele encontrou o Clostridium – causador do botulismo, uma doença que paralisa os músculos. Ela é provocada pela toxina botulínica, veneno que é produzido pelo Clostridium. E também é o princípio ativo do…

Botox

Em 1989, o cirurgião Richard Clark teve uma ideia para acabar com as rugas: injetar toxina botulínica no rosto das pacientes, paralisando seus músculos faciais. Hoje o Botox é usado por 2,5 milhões de pessoas só nos EUA. E modifica a expressão facial de seus adeptos – em alguns casos tão profundamente quanto o botoque.