Fabio Marton
Céu
Fonte da vida, lar das divindades, porta para o Universo… O céu e seus mistérios sempre tiveram papel central na imaginação humana. Tanto que a astronomia foi a primeira das ciências, e revelou vários dos maiores gênios da história. Gente como Copérnico, Newton, Galileu. E também um inglês chamado…
Lorde Rayleigh
O britânico John Strutt, barão de Rayleigh (1842-1919), foi o primeiro a responder uma questão que sempre inquietou o mundo: por que o céu é azul? (veja a resposta na página 30). Em 1904, Rayleigh foi agraciado com o Prêmio Nobel – mas por outro motivo. Ele havia descoberto um novo elemento químico. Era o…
Argônio
O argônio é um gás abundante: há 20 vezes mais dele, na atmosfera, do que gás carbônico. Sua grande utilidade é fazer luz: ele está presente em todos os tipos de lâmpada, das incandescentes às fosforescentes – e até nos lasers. Mas o argônio também tem outro uso, menos conhecido. Ele nos permite estudar as…
Rochas vulcânicas
Ao longo de milhões de anos, o potássio presente nas rochas vai perdendo partículas do seu núcleo – que se transformam em argônio. Se você medir a quantidade de argônio numa pedra, consegue descobrir a idade dela. Parece bobagem? Não é. Com essa informação, é possível entender como se formou a superfície da…
Terra
No princípio, ela era o inferno. Até que, bilhões de anos atrás, o planeta esfriou o suficiente para formar a crosta terrestre. Uma fina e irregular camada de rocha cuja existência foi sugerida por Newton, que no século 17 calculou a densidade do planeta estudando sua órbita. Para entender a Terra, olhamos para o céu.