Conheça o site que compara a sua voz com a do Freddie Mercury
Seja no chuveiro ou no karaokê, todo mundo já tentou imitar o vocalista do Queen. O FreddieMeter calcula o quão perto (ou não) você está do talento dele.
Karaokê é o tipo de coisa que divide opiniões: há quem ame, há quem não suporta. Mas não importa: seja você fã ou não de uma cantoria, vale a pena visitar o site FreddieMeter. Desenvolvido por três times de pesquisa do Google (Google Research, Creative Lab e o do YouTube), a plataforma compara a sua voz com a de Freddie Mercury, vocalista do Queen e um dos cantores mais notórios de todos os tempos.
O projeto foi feito para homenagear a marca de de 1 bilhão de visualizações no YouTube do clipe de “Bohemian Rhapsody”, alcançada em 2019. É o primeiro vídeo de música anterior aos anos 1990 (a canção é de 1975) a atingir esse número.
Além disso, a plataforma foi feita para apoiar a Mercury Phoenix Trust, fundação criada em 1992 (um ano após a morte de Freddie) e que visa conscientizar as pessoas sobre HIV e AIDS e ajudar no combate a esse problema. Ela é comandada pelos colegas de banda Brian May e Roger Taylor e por Jim Beach, empresário do grupo.
Como o FreddieMeter funciona?
O “karaokê do Queen” é bem simples de usar. Ao entrar no site, é possível escolher entre quatro músicas da banda britânica (“Bohemian Rhapsody,” “Don’t Stop Me Now,” “Somebody to Love” e “We Are the Champions”) e soltar o gogó. A plataforma permite que você grave a performance caso queira compartilhá-la na internet – e garante que nenhum arquivo fica salvo na nuvem.
Depois que o trecho da música escolhida é tocado, o site exibe uma nota de compatibilidade com a voz de Freddie, que vai de 0 a 100. O “match” é feito pela inteligência artificial do sistema, que foi treinado usando o machine learning (“aprendizado de máquina”, em inglês): o algoritmo foi calibrado com o vocal original do cantor e com amostras de pessoas tentando cantar como ele. O sistema analisa três coisas: afinação, timbre e melodia. Para cada quesito, o FreddieMeter atribui uma nota diferente, além, claro, da pontuação final.
O karaokê interativo é divertido, mas precisa de uns ajustes. Aqui na SUPER, colocamos “Don’t Stop Me Now” para tocar, mas não cantamos juntos (o que foi um desafio). Resultado: 22% de match com a voz do Queen – o dobro do que o um dos editores do canal americano CNN diz ter atingido ao cantar “We Are The Champions”. Mas ainda vale pela diversão.
Chip em estudo restaura visão de pessoas com degeneração causada pela idade
Anomalia magnética está ficando maior
3I/ATLAS: objeto interestelar se aproxima da Terra e é fotografado por telescópio Hubble; veja
A curiosa influência de Marte no clima da Terra
Seu nome está no ranking? Saiba como explorar a nova plataforma Nomes do Brasil





