Relâmpago: Revista em casa a partir de 9,90

É tudo mentira: 5 documentários falsos para você assistir

"Borat" e "The Office" são bons exemplos de mockumentaries: ficções (no geral, comédias) que usam a linguagem dos documentários para contar uma história. Conheça outras produções desse gênero.

Por Rafael Battaglia
20 abr 2024, 16h00

Isto é Spinal Tap (1984)

-
(IMDb/Montagem sobre reprodução)

Em 1982, os ingleses do Spinal Tap saem em turnê nos EUA para divulgar o seu novo álbum, mas as coisas não ocorrem como planejado. O diretor Rob Reiner prezou pela autenticidade: os atores que dão vida à banda de rock fake tocam os próprios instrumentos, e todas as músicas são originais. A comédia popularizou os mocumentários e, em breve, vai ganhar uma continuação, com participações de Paul McCartney e Elton John.

Onde assistir: Indisponível

O Mundo por Philomena Cunk (2023)

-
(IMDb/Montagem sobre reprodução)

“Se as músicas de Beethoven não tinham letra, como vou saber o que elas significam?” Nesta série da BBC, Philomena Cunk (Diane Morgan) investiga a história da civilização. Ela se mantém séria ao entrevistar especialistas (de verdade), que precisam responder às perguntas estapafúrdias da apresentadora. Para fãs de Monty Python e outros humorísticos britânicos, é um prato cheio.

Continua após a publicidade

Onde assistir: Netflix

Verdades e Mentiras (1973)

-
(IMDb/Montagem sobre reprodução)

Orson Welles, do clássico Cidadão Kane (1941), atua e dirige este falso documentário que, por vezes, também é descrito como um ensaio em forma de vídeo. O cineasta faz truques de mágica e conversa com falsificadores para entender quais são os limites entre ficção e realidade dentro do mundo da arte. Orson diz ao espectador que tudo o que aparece no filme é baseado em fatos reais. Mas será que dá para acreditar?

Onde assistir: YouTube (em inglês; ative as legendas)

Continua após a publicidade

O Que Fazemos nas Sombras (2014)

-
(IMDb/Montagem sobre reprodução)

Misture drácula com irmãs Kardashian e o resultado é esta comédia, que acompanha o dia a dia (ou melhor, o noite a noite) de quatro vampiros que dividem uma casa na Nova Zelândia. O filme de Taika Waititi (diretor de Jojo Rabbit) saiu de um curta que ele gravou em 2005. Em 2019, o mocumentário inspirou uma série americana de mesmo nome (que está no Star+).

Onde assistir: Mubi, Looke

Recife Frio (2009)

-
(IMDb/Montagem sobre reprodução)
Continua após a publicidade

A queda de um meteorito faz Recife entrar em um inverno permanente – as baixas temperaturas atraem até pinguins. Neste curta-metragem, um dos mais premiados do diretor Kleber Mendonça Filho (Bacurau), um repórter viaja até a capital pernambucana para entender como uma cidade com zero estrutura para aguentar uma friaca se adaptou à nova realidade.

Onde assistir: Mubi, Vimeo, YouTube

Compartilhe essa matéria via:
Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 5,99/mês
DIA DAS MÃES

Revista em Casa + Digital Completo

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
A partir de 10,99/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a R$ 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.