A Netflix tem um vídeo de uma hora com uma fogueira queimando
"Lareira Crepitante" apresenta 60 minutos de madeira queimando. Só isso mesmo
A Netflix tem um catálogo enorme. Estima-se que, no Brasil, o serviço de streaming possua quase 4 mil vídeos, entre filmes e séries. Isso somado a um sistema de busca que não te permite ver o cardápio de conteúdo completo em uma só página resulta em algo simples: você não sabe o que tem no serviço que paga. Pois bem: eis que, desde 2013, há uma possibilidade incrível: você pode ver uma lareira pegando fogo. Só isso mesmo. Ela fica ali queimando enquanto o única coisa que você escuta é a madeira estalando. E quanto isso dura? 5 minutos? Claro que não. O vídeo possui uma hora de duração — mais do que aquele seu episódio favorito de Breaking Bad.
Em português, a produção tem um nome bem direto, Lareira Crepitante, mas em inglês a coisa é um pouco mais interessante: Fireplace for Your Home, algo como “Fogueira para sua casa”. A diferença pode parecer sutil, mas não é. Lá fora, o vídeo bombou (a nota do longa no IMDb são impressionantes 8, maior do que o 7,8 de Titanic) e o termo “para sua casa” virou uma marca. O sucesso de Fogueira abriu espaço para que outros filmes feitos pelo diretor George Ford ganhassem algum destaque. Ele é responsável por Aquário para sua casa, Correria para você passar na televisão e Inverno do país das maravilhas — cenas nevadas para sua televisão (esse com exclusividade para a rede de streaming Amazon Prime). Todos com títulos bem auto-explicativos.
A Netflix se animou tanto com a ideia da lareira que, além de colocar o filme em seu catálogo, também produziu um trailer e um making of falso que mostra um diretor em busca das madeiras perfeitas para serem queimadas. Veja abaixo:
Se você começar a pirar nesses filmes, temos uma boa notícia: Ford não é o único que os faz. A série de filmes Moving Art, do diretor Louie Schwartzberg, também está na Netflix e consiste em apenas imagens da natureza sendo mostradas em velocidade reduzida com alguma trilha sonora fofa. É quase um fundo de karaokê, ou aqueles vídeos que passam nas lojas de televisões. Nenhuma narrativa, mas completamente hipnotizantes.
Caso tenha interesse, os filmes de Ford estão à venda em mídia física também — com direito a edições especiais, com músicas tradicionais de Natal. Os valores ficam na média dos R$ 35. Vale o custo?