PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana

Livro da Semana: “O Polegar do Panda”, de Stephen Jay Gould

Em uma coletânea de ensaios sobre a vida e nossa saga para conhecê-la, Gould fala sobre baleias, ácaros, Darwin e a passagem inexorável do tempo – e faz cada um desses assuntos valer a pena.

Por Bruno Vaiano Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 13 ago 2020, 18h25 - Publicado em 13 ago 2020, 18h19

“O Polegar do Panda” | clique aqui para comprarLivro da Semana: “O Polegar do Panda”, de Stephen Jay Gould

Stephen Jay Gould foi o cara que todo mundo queria ser quando crescesse: esse paleontólogo roliço e bigodudo, com cara de policial de desenho animado, dividiu sua carreira entre os fósseis do Museu de História Natural de Nova York e o ensino de biologia evolutiva em Harvard.

Ele também era uma polêmica ambulante: além de marxista ferrenho, se opunha ao reducionismo e ao determinismo biológico. Por causa dessas visões, Gould saia em quebras filosóficos violentos nos jornais com seus adversários acadêmicos Richard Dawkins e Edward O. Wilson.

Reducionismo é a ideia de que todo fenômeno pode ser explicado integralmente em termos de fenômenos mais simples. Por exemplo: um animal é feito de átomos, então poderíamos saber tudo que há para se saber sobre esse animal se tivéssemos poder computacional suficiente para analisar cada um de seus átomos. Já o determinismo é, grosso modo, a ideia de que nossos genes contribuem muito mais que o ambiente na tarefa de moldar nossa personalidade e comportamento.

Por décadas, Gould escreveu centenas de artigos para leigos na revista Natural History, que foram compilados e publicados em mais de dez livros. Uma das melhores coletâneas é O Polegar do Panda, publicado no Brasil pela editora WMF Martins Fontes. São 297 páginas deliciosamente aleatórias.

Continua após a publicidade

Gould vai atrás do autor belga que Darwin estava lendo quando teve seu momento de luz, explica a evolução do Homo sapiens com base na cabeça do Mickey Mouse, conta a história de um ácaro que morre antes de nascer, fala de como o tempo passa em câmera-lenta para as baleias e das conchas fósseis que contam a história das marés. Tudo isso citando Homero, Alexandre e Napoleão.

A lenda de Harvard escreve mais como um autor de ficção (ou como um teórico de humanas) que como um biólogo. Quem tem dificuldade com livros de divulgação científica tradicionais – mas curte os clássicos da literatura – talvez se dê bem com seu estilo.

Já quem curte uma escrita mais fria e impessoal vai se confundir um bocado nos meandros e voltas do texto, que às vezes fica pomposo de tão erudito. Uma coisa é garantida: o livro está cheio de momentos de luz. Daquelas explicações sobre o mundo que fazem você ficar olhando de queixo caído para a parede depois que acaba de ler.

Continua após a publicidade

Esse é o #SuperLivros. Todos os domingos, a SUPER recomenda uma obra que inspira nossos redatores a escrever o conteúdo que você acompanha na revista impressa, no nosso site e nas redes sociais. Até o próximo final de semana!

#SuperLivros | Conheça nossas outras recomendações.

Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.