Assine SUPER por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Malcolm Gladwell, Nassim Taleb, Steven Levitt: as ideias por trás dos “livros de ideias”

Sete clássicos do pensamento contemporâneo, e um pequeno guia sobre o que há de mais essencial em cada um deles.

Por Alexandre Versignassi
Atualizado em 20 Maio 2022, 16h56 - Publicado em 31 jan 2008, 22h00
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Blink (Malcolm Gladwell, 2005)

    Capa do livro Blink. Ela é branca com letras azuis. No centro, o símbolo de um asterisco
    (Arte/Superinteressante)

    A ideia ali:

    Publicidade

    Tomamos decisões inconscientes o tempo todo. Alguns sabem tirar proveito disso, como especialistas em obras de arte que reconhecem uma falsificação quase perfeita num piscar de olhos, sem pensar. Outros não.

    Publicidade

    É o caso dos empresários que, sem saber, só contratam sujeitos altos como executivos. Gladwell mostra: cada 3 centímetros a mais na altura valem quase US$ 1.000 a mais de salário anual nos EUA.

    Clique para comprar.

    Publicidade

    Freakonomics (Steven D. Levitt e Stephen J. Dubner, 2005)

    capa do livro em fundo azul. a capa é branca com letras verdes e laranjas. Há uma maçã verde com uma fatia cortada, revelando que no interior há uma laranja
    (Arte/Superinteressante)

    A ideia ali:

    Publicidade

    O senso comum está errado. Os autores defendem que a legalização do aborto nos EUA, em 1973, foi o que reduziu a criminalidade; que as piscinas são mais perigosas para as crianças do que armas de fogo; que professores trapaceiam mais do que alunos nas avaliações…

    Publicidade
    Continua após a publicidade

    Isso e mais umas dezenas de “impropérios”. Tudo sem o menor sensacionalismo, com precisão acadêmica.

    Clique para comprar.

    Publicidade

    O Ponto de Desequilí­brio (Malcolm Gladwell, 2000)

    capa do livro em fundo azul. A capa é num tom bege clado com letras pretas e vermelhas
    (Arte/Superinteressante)

    A ideia ali:

    Publicidade

    Fenômenos sociais começam de surpresa. Gladwell defende, por exemplo, que a redução dos crimes em Nova York, que caíram pela metade nos anos 1990, teve início em algo banal: o combate à pichação no metrô.

    Publicidade

    Isso teria mostrado que as autoridades não estavam para brincadeira, começando uma bola de neve que arrasou os crimes – uma proposta menos radical que a do Freakonomics, mas tão atraente quanto.

    Continua após a publicidade

    Clique para comprar (você vai encontrar com o título da tradução mais recente, O ponto da virada).

    O Cisne Negro (Nassim Nicholas Taleb, 2007)

    capa do livro em fundo azul. o cisne negro constrasta com o fundo da capa, que é laranja
    (Arte/Superinteressante)

    A ideia ali:

    Publicidade

    O que faz o mundo girar são as coisas improváveis – seja um Adolf Hitler, seja um 11 de Setembro ou alguma empresa que descubra uma mina de ouro no meio do nada, como a Microsoft fez nos anos 1980 e a Apple no século 21.

    Até aí, nada de novo. Mas Taleb mostra que somos viciados em achar que o imprevisível não existe, que tudo é quadradinho, com causas e consequências claras – e que por isso os livros do tipo “Como ficar milionário em 10 passos” pode transformar seus autores, nunca seus leitores, em milionários.

    Clique para comprar (você vai encontrar com o título da tradução mais recente, A lógica do cisne negro).

    Continua após a publicidade

    Idéias que Colam (Chip Heath e Dan Heath, 2007)

    capa do livro de fundo branco, com um imã vermelho puxando o título da obra
    (Arte/Superinteressante)

    A ideia ali:

    Publicidade

    Se alguém disser que um saco de pipoca tem 37 gramas de gordura saturada você se lembraria depois de um mês? E se falarem que ele tem tanta gordura quanto um monte de bacon, um Big Mac com fritas e um bifão – tudo junto? Desse jeito a ideia gruda.

    Os irmãos Heath, enfim, dissecam os mecanismos que permitem isso. E concluem: as ideias que colam são as mais simples e inesperadas.

    Clique para comprar.

    Wikinomics (Don Tapscott e A. D. Williams, 2007)

    capa do livro em fundo azul. ele é branco com o símbolo da wikipedia no centro (um globo terrestre formado por peças de quebra-cabeças.
    (Arte/Superinteressante)

    A ideia ali:

    Publicidade

    O estilo wiki, a coisa de dividir trabalhos entre milhares de colaboradores online, não serve só para a Wikipédia. Mas para tudo.

    Continua após a publicidade

    A mineradora canadense Goldcorp que o diga. Ela colocou seus estudos geológicos na rede. Então pagou por dicas de profissionais do mundo todo sobre onde encontrar mais minérios. A produtividade bombou. E o faturamento cresceu 9.000%.

    Clique para comprar.

    A Sabedoria das Multidões (James Surowiecki, 2004)

    capa dop livro. É uma foto em tom amarelado de uma grande multidão
    (Arte/Superinteressante)

    A ideia ali:

    Publicidade

    Se você perguntar a 100 idiotas quantas balas existem num saquinho, o número médio entre as respostas será mais acurado que o palpite de um especialista em saquinhos de bala.

    Com base em experimentos assim, que realmente aconteceram, Surowiecki conclui que grupos de pessoas tomam decisões mais racionais do que indivíduos brilhantes – ao contrário do que reza o senso comum.

    Continua após a publicidade

    Clique para comprar.

    Compartilhe essa matéria via:
    Publicidade
    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de R$ 2,00/semana*

    ou
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de R$ 12,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.