Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Millennials reconhecem mais músicas dos Beatles que do Justin Bieber

Estudo mostrou que os hits das décadas de 1960 a 1990 são mais marcantes que os sucessos dos anos 2000

Por Ingrid Luisa
7 fev 2019, 19h43

São grandes as chances de você conhecer Hey Jude, dos Beatles, e nunca ter ouvido falar em What Do You Mean, do Justin Bieber. Esses dois sucessos, com quase 50 anos de diferença, têm uma coisa em comum: foram número 1 no famoso ranking semanal Hot 100 da revista de música Billboard (em 1968 e 2015, respectivamente). E, quem diria, um estudo feito pela Universidade de Nova York (NYU) mostrou que, se fossem questionados, provavelmente os millenials reconheceriam mais a música do quarteto inglês que a do cantor canadense.

Surpreso? Ok, a pesquisa não colocou exatamente essas duas músicas uma contra a outra. Mas, segundo o artigo (publicado no periódico científico PLOS ONE), as músicas de sucesso das décadas de 1960 a 1990 são mais marcantes que as dos anos 2000 a 2015. Pelo menos para as pessoas nascidas entre o final de 1980 e 2000 – chamadas de Geração Y ou millennials. Daí porque elas acabam reconhecendo mais os sucessos dessas décadas que os atuais.

Para o estudo, os pesquisadores selecionaram 152 músicas que alcançaram o primeiro lugar da Billboard entre os anos de 1940 e 2015. Os 643 voluntários incluíam estudantes da NYU, bem como outros da área metropolitana de Nova York. A amostra foi em grande parte de jovens, com idades entre 18 e 25 anos.

Cada participante recebeu uma seleção aleatória de sete músicas e precisava relatar quais delas reconheciam. Os participantes ouviram trechos de 5, 10 e 15 segundos considerados representativos de cada uma. As partes selecionadas geralmente continham um lick altamente reconhecível – ou seja, um padrão único e muitas vezes repetido de notas tocadas por um instrumento específico. A partir das respostas, os pesquisadores então traçaram a proporção de reconhecimento para cada música de acordo com o ano em que alcançou o pico de popularidade.

Os resultados revelaram três fases distintas na memória coletiva. A primeira mostrou uma queda linear acentuada no reconhecimento das músicas deste milênio, caindo, ano a ano, de 2015 a 2000; a segunda fase foi marcada por um patamar estável entre os anos 1960 e 1990, sem declínio notável durante esse período de 40 anos; e a terceira, semelhante à primeira, caracterizou-se por uma queda mais gradual durante as décadas de 1940 e 1950. 

Os pesquisadores não identificaram exatamente o que explicou o nível estável de reconhecimento de músicas dos anos 1960 até 1990, mas eles observaram que, durante esse período, houve uma diversidade significativamente maior de músicas alcançando o topo das paradas da Billboard em comparação a 2000 a 2015 e 1940 até 1950. Segundo os autores, o grande número de canções muito marcantes – desde artistas de sucesso duradouro como Bon Jovi até grandes hits como “More Than Words“, da banda Extreme – pode explicar por que elas são tão memoráveis entre os jovens.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.