Relâmpago: Revista em casa a partir de 9,90

Miyazaki em três dimensões

Vídeo reúne personagens criados pelo diretor e animador japonês em universo de animações em 3D

Por Jessica Soares
Atualizado em 7 mar 2024, 16h26 - Publicado em 31 jul 2015, 17h15

A gente sofreu quando pensou que seria adeus. O animador, diretor e produtor Hayao Miyazaki – co-fundador do Studio Ghibli e responsável por dar vida a casas de banho fantasmagóricas, garotas valentes e determinadas, bichinhos que são uma mistura felpuda de coruja e urso e a tantos outros personagens e histórias marcantes – anunciou em agosto de 2014 sua aposentadoria e o estúdio entrou em hiato de produção. Mas, como das últimas (pelo menos seis) vezes que o diretor ameaçou nos deixar órfãos, a paixão pela animação falou mais alto e o cineasta de 74 anos está de volta à ativa.

O mestre da animação está trabalhando atualmente em uma nova animação, desta vez, um curta-metragem de 10 minutos: Kemushi no Boro (“Boro, a Lagarta”, em tradução livre), uma história que o cineasta vem planejando há quase duas décadas e que vai acompanhar “uma minúscula lagarta cabeluda, tão pequena que pode ser facilmente esmagada entre os dedos”. O primeiro filme do diretor desde o lançamento do indicado ao Oscar Vidas ao vento (2013) será também a primeira aventura de Miyazaki em animação em CGI – computação gráfica em 3D.

A má notícia é que o filme está sendo desenvolvido para o museu do Studio Ghibli localizado em Mitaka – único lugar, até o momento, em que é possível conferir também outros nove outros curtas produzidos exclusivamente para exibição no espaço (incluindo Mei and the Kittenbus, uma semi-sequência de Meu Amigo Totoro). Mas, se você não tem uma viagem para o Japão programada para 2018 (quando a produção deverá ser concluída) e já ficou curioso para ver os traços característicos de Miyazaki em um mundo em três dimensões, vai gostar de saber que alguém já fez o teste. E, pode ter certeza: é fantástico.

Continua após a publicidade

O usuário do Vimeo Dono (que já impressionou Lee Unkrich, diretor de Toy Story 3), é um animador em formação e usou softwares livres – Gimp, Blender e Natron para os animadores de plantão – para criar um universo tridimensional onde vivem todos os personagens icônicos do cineasta japonês. O resultado é um passeio encantador pelas histórias com que o mestre japonês nos presenteou nas últimas mais de três décadas de animações – com direito, é claro, um Totoro ainda mais fofinho e abraçavel em três dimensões.

No filme, além de aparições de personagens dos filmes criados no Studio Ghibli, quem também faz uma aparição é Lupin III – personagem de O Castelo de Cagliostro (1979), primeiro filme dirigido por Miyazaki.

 

[Fontes: Variety, Wired, A.V. Club, Open Culture]

Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 5,99/mês
DIA DAS MÃES

Revista em Casa + Digital Completo

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
A partir de 10,99/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a R$ 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.