Nomes do mundo
Portugal sem Manoel? EUA sem John? O mundo já não é mais o mesmo. Vasculhamos dezenas de pesquisas e censos nacionais para compor o mosaico dos nomes mais populares da nova geração
Texto Naila Okita
CANADÁ
Comparamos os dados de vários distritos do país: William, Samuel, Alexis, Lea, Jade e Rosalie ficaram entre os top 10.
FONTE – Régie de Rentes Québec, Service Alberta, BC Vital Statistics Agency, Nova Scotia Vital Statistics, Manitoba Vital Statistics e Government of Saskatchewan.
EUA
Joshua é o nome mais registrado nos nascimentos de meninos desde 1999 (antes disso, Michael reinava absoluto). Entre as meninas, Emily lidera a lista desde 1997.
FONTE – Administração de Seguridade Social.
AMÉRICA LATINA
Nossa lista considerou registros do Chile e da Argentina e uma pesquisa feita em 20 países de língua hispânica. Santiago e Sofia estão entre os mais usados.
FONTE – Servicio de Registro Civil e Identificación (Chile), Registro Civil de Buenos Aires e site Babycenter.
EUROPA OCIDENTAL
Lucia e Alejandro são os campeões de audiência na Espanha. Na França, ganham Lucas e Léa, na Alemanha, Hannah e Leon e na Itália, Maria e Giuseppe.
FONTE – Instituto Nacional de Estatística (Espanha), Institut National de la Statistique et des Études Économiques (França), site Beliebte Vornamen (Alemanha) e site About.com (Itália).
REINO UNIDO E IRLANDA
Jack ganha na Inglaterra e no País de Gales, mas perde para Lewis na Escócia e Sean na Irlanda. Entre as garotas, os nomes mais comuns entre os bebês são Grace (Inglaterra e Gales), Sophie (Escócia) e Sarah (Irlanda).
FONTE – UK Statistics Authority.
PORTUGAL
Cadê o Manuel e o Joaquim? Não estão nem entre os 10 mais – o 1º lugar é Miguel e o 2º é João. Catarina ganha entre as meninas, mas Maria vem logo em seguida.
FONTE – Site Baby Name Facts.
BRASIL
Nos registros de 2007, o tradicional José perde até para Kauã (19º) e Yasmin (25º). Os nomes mais populares entre os meninos da nova geração são João e Gabriel. Maria e Ana são os mais freqüentes entre as meninas.
FONTE – Certifixe.
EUROPA ORIENTAL
Petr, Bence, Jan e Luka são os nomes de meninos mais populares no Leste Europeu. Jana, Anna e Nika são femininos.
FONTE – Czech Statistical Office, Index.hu, Ministry of Interior and Administration of the Republic of Poland e Statistical Office of the Republic of Slovenia.
ORIENTE MÉDIO E ÁFRICA MUÇULMANA
Os dados vêm da Nigéria , de Israel e da Turquia. Apesar da lenda, nada comprova que Maomé seja o nome mais comum do mundo.
FONTE – Embaixada da Nigéria no Brasil (Nigéria) e site Baby Name Facts (Israel e Turquia).
ÁFRICA SUBSAARIANA
Grande parte dos países desta região não tem registros ranqueados. Os nomes que compõem esta área do mapa vêm da Nigéria.
FONTE – Embaixada da Nigéria no Brasil.
CHINA
O campeão Xing pode ser usado tanto para meninos quanto para meninas. O 2º, 3º e 4º lugares – Jia-Li, Da-Xia e Chan – são exclusivamente femininos.
FONTE – Site All Baby Names.
ÁSIA INSULAR
Arti e Kade são os nomes de meninas mais populares da Indonésia, o país mais populoso da região.
FONTE – Site Baby Name Network.
ÍNDIA
Anjali e Naima são muito usados em meninas. Nikhil e Talan são os nomes mais populares entre os meninos.
FONTE – Site Baby Names Country.
RÚSSIA E EX-REPÚBLICAS VIÉTICAS
Os dados se referem a Lituânia (onde os mais populares são Lukas e Kamile), Armênia (com Narek e Milena) e Rússia (com Dasha e Aleksei).
FONTE – Statistikos Departamentas, Panorama – Armenian Information Portal e site Popular Baby Name.
JAPÃO
Aoi é nome de menina. Hiroto e Haruto são os mais usados em meninos nos últimos anos.
FONTE – Seguradora Meiji Yasuda.
OCEANIA
Na Austrália, o país mais populoso do continente, a maioria dos meninos se chama Jack. Entre as mulheres, o nome campeão é Chloe.
FONTE – NSW Registry of Births, Deaths & Marriages e Northern Territory Government.