Relâmpago: Revista em casa a partir de 9,90

Qual foi a primeira telenovela brasileira?

Dica: o Lima Duarte já estava no elenco.

Por Redação Mundo Estranho
Atualizado em 20 Maio 2020, 13h06 - Publicado em 18 abr 2011, 18h54

Foi Sua Vida me Pertence – que título possessivo! –, que estreou no dia 21 de dezembro de 1951 na extinta TV Tupi. Escrita, dirigida e protagonizada por Walter Forster, a novela começou a ser exibida pouco mais de um ano após a implantação da televisão no Brasil e ficou no ar até o dia 8 de fevereiro de 1952.

Naquele tempo, como não existia o videoteipe para gravar imagens, todos os programas, incluindo a novela, eram encenados ao vivo. Ao todo foram 15 capítulos, exibidos às terças e quintas-feiras às 20 horas. Sua Vida me Pertence também apresentou o primeiro beijo na boca das novelas nacionais – na verdade um selinho bem comportado entre Forster e a atriz Vida Alves. O enredo girava em torno do despertar da paixão de um homem mais velho (Forster) por uma jovem garota (Vida). O ator Lima Duarte também fazia parte do elenco.

Já a primeira novela exibida diariamente no Brasil foi produzida pela TV Excelsior em 1963. 2-5499 Ocupado (sim, o título é um número de telefone) foi ao ar em julho daquele ano, sendo inicialmente transmitida às segundas, quartas e sextas-feiras. Em setembro, a história sobre o amor impossível entre uma detenta que trabalhava como telefonista num presídio e um homem que liga para lá por engano passou a ser exibida diariamente. Escrita por Dulce Santucci, 2-5499 Ocupado reuniu pela primeira vez o par romântico Glória Menezes e Tarcísio Meira.

Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 5,99/mês
DIA DAS MÃES

Revista em Casa + Digital Completo

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
A partir de 10,99/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a R$ 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.