O Boeing 737 MAX nasceu para ser o avião mais popular do planeta. Não faltam motivos. Trata-se da versão mais moderna do maior sucesso da aviação comercial em todos os tempos, o 737.
Ele foi anunciado em 1965, e desde então vendeu 15.232 unidades. O segundo lugar fica com a família do Airbus A320, com 14.639 unidades. Para quem não é familiarizado: os 737 são os aviões da Gol; os A320 compõem o grosso da frota da Latam.
O 737 MAX, anunciado em 2011, parecia a maior mão na roda da história: um avião seguro, provado por décadas de pousos e decolagens em todos os cantos do mundo, relativamente barato e, agora, com muito mais autonomia. Um 737 MAX consegue levar 186 passageiros por 6,5 mil quilômetros sem reabastecer, contra 5,5 mil quilômetros dos 737 da geração anterior. Isso permite voos sem escala do Brasil para os EUA, por exemplo – um feito para um avião de fuselagem estreita (aqueles de um corredor só).
Um avião pequeno, barato e econômico, capaz de fazer viagens intercontinentais sem escala, era tudo o que as companhias aéreas queriam. Com um avião assim, elas podem gastar pouco e lucrar muito. Logo, o 737 MAX vendeu mais que passagem em promoção para a Disney: foram 5.008 pedidos. Ou seja: quase um terço de todas as encomendas que a linha 737 recebeu em todos os tempos são do MAX, que se tornou o avião mais vendido da história. Nota: como o primeiro deles só saiu da linha de montagem em 2017, ainda havia poucos voando por aí, já que a Boeing só consegue produzir umas 50 unidades por mês.
5 mil pedidos de compra do 737 MAX foram feitos desde o seu anúncio, em 2011.
Tudo ia de vento em popa… Até que, em outubro de 2018, um MAX da Lion Air, uma companhia aérea da Indonésia, caiu minutos após a decolagem, matando 189 pessoas. Menos de cinco meses depois, outro acidente envolvendo o modelo da Boeing. Na Etiópia, um MAX da Ethiopian Airlines também caiu logo após sair do chão. 157 pessoas estavam a bordo.
Não demorou para que se tomassem providências. Após a segunda queda, agências reguladoras de aviação no mundo todo suspenderam os voos do 737 MAX. Neste exato momento, todas as 387 aeronaves do tipo que já operavam estão “presas” no chão. O que causou os acidentes? O MAX é realmente um avião perigoso? É o que vamos ver abaixo.