GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.
Comportamento

Tatuagens da cadeia

Elas são códigos secretos, que só os iniciados nas organizações criminosas conseguem entender. Mas, com o tempo, foram sendo decifradas pela polícia.

No Brasil

-

(Milton Nakata/Superinteressante)

Teia de aranha
O que significa: É um sinal de engenhosidade. Bandidos que se consideram ardilosos e pacientes, capazes de preparar seus crimes com calma, tatuam a teia – com uma mosca dentro.

Lágrima
O que significa: Que a pessoa já matou alguém. Cada lágrima representa uma vítima. Quando há apenas
o contorno, é porque o criminoso perdeu um comparsa (assassinado) e quer vingança. Quando consegue, preenche o desenho – que é feito no rosto.

Caveira
O que significa: Identifica matadores de policiais. Os agentes da lei, por sua vez, também gostam de tatuar caveiras, geralmente atravessadas por adagas, para representar a vitória sobre a morte.

Palhaço
O que significa: Que o portador é ladrão ou pertence a uma quadrilha. Gerentes de pontos de venda de drogas tatuam palhaços segurando olhos. Se o palhaço estiver chorando lágrimas vermelhas, significa que parceiros do bandido foram mortos.

Cobra
O que significa: Que seu portador é um traidor e/ou fofoqueiro. Trata-se de uma punição.

Arame farpado
O que significa: É a marca característica de quem já passou muito tempo na cadeia ou foi preso várias vezes.

Demônio-da-Tasmânia
O que significa: Símbolo do Comando Vermelho (CV). Se o Taz estiver segurando a cabeça do Chucky [veja item abaixo], significa que o bandido matou um membro da facção rival Amigos dos Amigos (ADA).

Chucky
O que significa: O boneco assassino que protagonizou sete filmes é utilizado pelos membros da organização criminosa Amigos dos Amigos, do Rio de Janeiro, para identificar assassinos de policiais.

Polvo
O que significa: A capacidade de lançar tinta escura na água, e assim facilitar a fuga, inspira ladrões
com histórico de agir em locais difíceis, sem que a polícia consiga identificá-los.

Pênis
O que significa: Estuprador. Quando esse tipo de bandido é preso, costuma ser amarrado e forçado a receber a marca – que serve para identificá-lo na cadeia.

Duende
O que significa: Entre traficantes, a tatuagem identifica a pessoa responsável pelo refino e pelo empacotamento de cocaína. Mas, se o bandido não for traficante, a figura significa apenas proteção.

Saci pererê
O que significa: Funcionário de boca de fumo especializado em conferir a qualidade da droga distribuída.

Morte com fuzil
O que significa: Membro do PCC. O Primeiro Comando da Capital popularizou, entre seus membros, a imagem clássica da morte, com capuz e rosto escondido. Mas, no lugar da foice, ela carrega um fuzil, símbolo de poder.

Mago
O que significa: Ladrões de bancos e lojas com segurança reforçada e cofres difíceis adotam o símbolo, que sugere que eles são capazes de cometer assaltos em lugares difíceis.

Nossa Senhora Aparecida
O que significa: Se for grande, no meio das costas, indica que o preso é um estuprador. Na coxa ou na barriga, informa que o detento cometeu latrocínio.

Diabo
O que significa: Que seu portador gosta de matar os rivais com requintes de crueldade.

São Sebastião
O que significa: Martirizado no Império Romano, o santo é marcado na pele de gays e travestis. Quando o criminoso é homossexual passivo, acrescenta-se uma flecha atravessando um coração.

Pelo mundo

Bandidos da Rússia, dos EUA e do Japão também usam tattoos como códigos.

-

(Milton Nakata/Superinteressante)

Galo
Rússia
O que significa: É feita a contragosto do preso, porque indica que ele é incompetente e fez algo errado durante algum crime. O desenho também pode ser utilizado para identificar estupradores.

Baralho
Rússia
O que significa: Que o criminoso está envolvido com jogo clandestino. O naipe também pode ter significado: ladrões são identificados por espadas, enquanto copas indicam que o detento é homossexual (e a tatuagem foi feita à sua revelia).

Coringa
Estados Unidos
O que significa: É uma versão turbinada da tatuagem de palhaço. O bandido se considera sádico e frio, como o personagem. O desenho pode vir com a frase: “Se for para morrer, que morra sorrindo”.

Tigre
Rússia
O que significa: Criminosos que já mataram rivais costumam tatuar a imagem desse animal, que se movimenta com discrição e ataca com rapidez e violência.

Túmulo
EUA
O que significa: Indica pessoas que escaparam da morte. Também serve para representar quem se orgulha de nunca delatar os comparsas (referência à expressão “minha boca é um túmulo”).

Dragão
Japão
O que significa: Que a pessoa é integrante da Yakuza. Os membros da máfia japonesa gostam de tatuar montanhas, nuvens e carpas, mas a figura mais comum é o dragão – que indica força e vitalidade.

Nº 88
EUA
O que significa: Neonazistas americanos tatuam o número, em diferentes lugares do corpo, porque a oitava letra do alfabeto é H. O número 88, portanto, significa “Heil Hitler”. A figura conta com uma vantagem adicional: é mais discreta do que a suástica.

Carpa
Japão
O que significa: Que o bandido é experiente. Esse peixe ornamental precisa nadar muito para colocar seus ovos – o que faz da carpa um símbolo de perseverança. É usado pela Yakuza – e, no Brasil, por membros do PCC.

Jesus Cristo
Rússia
O que significa: Nas costas, representa proteção. Nos braços, nas pernas ou no peito, identifica quem cometeu latrocínio.