GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

A construção das pirâmides do Egito

Será que o serviço sujo ficou para pedreiros espaciais? O mais provável é que os egípcios eram mais espertos do que se pensava

Thiago Lotufo

As pirâmides do Egito teriam sido construídas com a ajuda de extraterrestres, como especula o autor de Eram os Deuses Astronautas?, Erich von Däniken? Ou, como acreditam outros, foram os seres de Atlântida que ensinaram aos egípcios como levitar pedras e construí-las? Até mesmo Deus entra na dança, pois muitos imaginam que somente ele poderia ter projetado algo tão grandioso e enigmático quanto essas construções.

A verdade “verdadeira” fica difícil de se saber, mas cada vez mais estudos sérios apontam que as pirâmides foram construídas por humanos mesmo, habitantes do próprio Egito. E que a finalidade delas era, primordialmente, servir como tumbas para os faraós e suas rainhas.

No total, são conhecidas cerca de 100 pirâmides. A primeira foi construída em Saqqara por volta de 2750 a.C. A mais famosa, cerca de 150 anos mais nova, é a Grande Pirâmide, conhecida também por pirâmide de Quéops. Ela é o único monumento remanescente das Sete Maravilhas do Mundo e foi erguida no reinado do faraó Khufu (Quéops). Fica na região de Gizé (norte do Egito), perto de outras duas pirâmides: Quéfren e Miquerinos. Acredita-se que levou 20 anos para ficar pronta com seus 140 metros de altura e 2,3 milhões de blocos de pedra com duas toneladas cada.

O arqueólogo Mark Lehner, da Universidade de Chicago, e Zahi Hawass, diretor-geral de Gizé, dizem que entre 20 mil e 30 mil pessoas construíram a Grande Pirâmide (antigamente, acreditava-se em 100 mil). Para eles, a maioria das pedras vinha do próprio platô de Gizé. Uma parte, no entanto, era levada de barco, de pedreiras localizadas mais ao sul. O transporte até a obra se dava por rampas e alavancas e na construção fazia-se o uso do plano inclinado. A dupla crê também que o trabalho não era feito por escravos, mas por pessoas comuns, divididas em grupos, que davam o sangue 14 horas por dia em nome de um grande projeto para o Egito. Será?