A fracassada profecia de Nostradamus
Para o vidente mais famoso da humanidade, a Terceira Guerra Mundial chegaria em 1999
Se houve alguém que passou por este planeta e cujo nome é sinônimo de vidência, profecia e capacidade de prever o futuro, esse alguém é Nostradamus. Não há nenhum grande acontecimento histórico a partir de seu tempo que ele não tenha supostamente profetizado. Entre eles estão, por exemplo, o aparecimento de Napoleão Bonaparte e Adolf Hitler, os dois primeiros anticristos – o terceiro ainda está por vir -, as bombas atômicas lançadas pelos americanos sobre as cidades japonesas de Hiroshima e Nagasaki, a dissolução da União Soviética, os atentados terroristas de 11 de setembro de 2001 em Nova York e a próxima Guerra Mundial.
Michel de Nostredame, conhecido por seu nome latinizado de Nostradamus, nasceu em Saint-Rémy-de-Provence em 14 de dezembro de 1503 e morreu em Salon-de-Provence, ambas localidades da França, em 2 de julho de 1566. Foi farmacêutico e médico que praticava a alquimia, como muitos de seus colegas da época, mas entrou para a posteridade graças a sua suposta capacidade de prever o futuro. Ganhou reconhecimento em vida, sendo convocado pela rainha da França, curiosa sobre a previsão da morte de seu marido. Seus feitos são citados às mancheias. Conta a lenda, por exemplo, que em certa ocasião ele viajava pela Itália quando cruzou com o monge Felice Peretti. Para assombro do religioso e dos que presenciaram a cena, Nostradamus teria se ajoelhado e dito: ajoelho diante de Vossa Santidade. Anos depois, em 1585, o monge tornou-se papa Sisto V.
O registro de suas previsões está no livro As Profecias, composto de versos decassílabos, agrupados em quatro linhas e organizados em blocos de cem, por isso conhecidos como Centúrias. Escritos em linguagem obscura, exigem, de acordo com céticos, certa boa vontade para ver neles acontecimento que de fato ocorreram – ou ainda vão ocorrer. Um exemplo talvez permita entender as desconfianças dos incrédulos. Escreveu Nostradamus: “Quando aqueles do polo norte estiverem unidos, no leste haverá um receio grande… um dia os dois grandes chefes serão amigos, a nova terra terá atingido o auge do seu poder. Para o homem de sangue o número repete-se…”
Pois bem, essa seria a previsão da Terceira Guerra Mundial. O “homem de sangue” seria o terceiro anticristo, que viria da China. Assim, o conflito envolveria esse país, a Rússia (“aqueles do polo norte” e a América (“a nova terra”). Mas outros intérpretes pegam a frase “um dia os dois grandes chefes serão amigos” e veem nela a previsão da dissolução da União da Soviética. Os dois grandes chefes seriam os líderes da Rússia e dos Estados Unidos.
Mais recentemente, outra quadra das Centúrias causou alvoroço e animou os que aguardam pelo fim do mundo. Diz ela: “No ano de 1999, sétimo mês / Do céu virá um grande rei do terror/ Ressuscita o grande Rei de Angoulmois, / Antes e depois Marte reina pela felicidade”. De novo a China estaria envolvida, porque Angoulmois foi interpretado como “mongóis”. E Marte, como se sabe, é o rei da guerra. Seria, portanto, o prenúncio da terceira guerra, precipitada pelo conflito na Bósnia, que estava ocorrendo em 1999. Até agora, no entanto, o mundo dá sinais de resistência. Mas numa carta ao filho César, na primeira edição das Centúrias, ele afirma que usa a linguagem cifrada para enganar a Inquisição e crava o ano em que tudo vai terminar: 3797.
As mais famosas
O que Nostradamus teria previsto
Perseguição a cientistas
“Aumentará muito o número de astrônomos,/
Expulsos banidos e livros censurados.”
Acertou o período em que a Igreja perseguiu Galileu
e condenou Giordano Bruno à fogueira
Grande incêndio de Londres
“O sangue dos justos será exigido em Londres/
Queimada pelo fogo…”
Em 1666, Londres foi atingida por um grande incêndio
Guerra Civil Espanhola
“De Castela, Franco surgirá numa assembleia.”
Francisco Franco tomou o poder em 1939
Fim do Mundo
“No ano de 1999, sétimo mês/
Do céu virá um grande rei do terror.”
Errou nesta, mas tem outra chance em 3797
O Terceiro Anticristo
“O menino nascerá com dois dentes na garganta. Corcunda, será
eleito pelo conselho o mais hediondo monstro visto na terra.”
Aparentemente, ainda não chegou