Clique e Assine SUPER por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

A fracassada profecia de Nostradamus

Para o vidente mais famoso da humanidade, a Terceira Guerra Mundial chegaria em 1999

Por Evanildo da Silveira
Atualizado em 31 out 2016, 18h21 - Publicado em 26 Maio 2012, 22h00

Se houve alguém que passou por este planeta e cujo nome é sinônimo de vidência, profecia e capacidade de prever o futuro, esse alguém é Nostradamus. Não há nenhum grande acontecimento histórico a partir de seu tempo que ele não tenha supostamente profetizado. Entre eles estão, por exemplo, o aparecimento de Napoleão Bonaparte e Adolf Hitler, os dois primeiros anticristos – o terceiro ainda está por vir -, as bombas atômicas lançadas pelos americanos sobre as cidades japonesas de Hiroshima e Nagasaki, a dissolução da União Soviética, os atentados terroristas de 11 de setembro de 2001 em Nova York e a próxima Guerra Mundial.

Michel de Nostredame, conhecido por seu nome latinizado de Nostradamus, nasceu em Saint-Rémy-de-Provence em 14 de dezembro de 1503 e morreu em Salon-de-Provence, ambas localidades da França, em 2 de julho de 1566. Foi farmacêutico e médico que praticava a alquimia, como muitos de seus colegas da época, mas entrou para a posteridade graças a sua suposta capacidade de prever o futuro. Ganhou reconhecimento em vida, sendo convocado pela rainha da França, curiosa sobre a previsão da morte de seu marido. Seus feitos são citados às mancheias. Conta a lenda, por exemplo, que em certa ocasião ele viajava pela Itália quando cruzou com o monge Felice Peretti. Para assombro do religioso e dos que presenciaram a cena, Nostradamus teria se ajoelhado e dito: ajoelho diante de Vossa Santidade. Anos depois, em 1585, o monge tornou-se papa Sisto V.

O registro de suas previsões está no livro As Profecias, composto de versos decassílabos, agrupados em quatro linhas e organizados em blocos de cem, por isso conhecidos como Centúrias. Escritos em linguagem obscura, exigem, de acordo com céticos, certa boa vontade para ver neles acontecimento que de fato ocorreram – ou ainda vão ocorrer. Um exemplo talvez permita entender as desconfianças dos incrédulos. Escreveu Nostradamus: “Quando aqueles do polo norte estiverem unidos, no leste haverá um receio grande… um dia os dois grandes chefes serão amigos, a nova terra terá atingido o auge do seu poder. Para o homem de sangue o número repete-se…”

Pois bem, essa seria a previsão da Terceira Guerra Mundial. O “homem de sangue” seria o terceiro anticristo, que viria da China. Assim, o conflito envolveria esse país, a Rússia (“aqueles do polo norte” e a América (“a nova terra”). Mas outros intérpretes pegam a frase “um dia os dois grandes chefes serão amigos” e veem nela a previsão da dissolução da União da Soviética. Os dois grandes chefes seriam os líderes da Rússia e dos Estados Unidos.

Mais recentemente, outra quadra das Centúrias causou alvoroço e animou os que aguardam pelo fim do mundo. Diz ela: “No ano de 1999, sétimo mês / Do céu virá um grande rei do terror/ Ressuscita o grande Rei de Angoulmois, / Antes e depois Marte reina pela felicidade”. De novo a China estaria envolvida, porque Angoulmois foi interpretado como “mongóis”. E Marte, como se sabe, é o rei da guerra. Seria, portanto, o prenúncio da terceira guerra, precipitada pelo conflito na Bósnia, que estava ocorrendo em 1999. Até agora, no entanto, o mundo dá sinais de resistência. Mas numa carta ao filho César, na primeira edição das Centúrias, ele afirma que usa a linguagem cifrada para enganar a Inquisição e crava o ano em que tudo vai terminar: 3797.

 

 

As mais famosas
O que Nostradamus teria previsto

Continua após a publicidade

Perseguição a cientistas

“Aumentará muito o número de astrônomos,/

Expulsos banidos e livros censurados.”

Acertou o período em que a Igreja perseguiu Galileu

e condenou Giordano Bruno à fogueira

Continua após a publicidade

 

Grande incêndio de Londres

“O sangue dos justos será exigido em Londres/

Queimada pelo fogo…”

Em 1666, Londres foi atingida por um grande incêndio

 

Guerra Civil Espanhola

“De Castela, Franco surgirá numa assembleia.”

Continua após a publicidade

Francisco Franco tomou o poder em 1939

 

Fim do Mundo

“No ano de 1999, sétimo mês/

Do céu virá um grande rei do terror.”

Errou nesta, mas tem outra chance em 3797

Continua após a publicidade

 

O Terceiro Anticristo

“O menino nascerá com dois dentes na garganta. Corcunda, será

eleito pelo conselho o mais hediondo monstro visto na terra.”

Aparentemente, ainda não chegou

 

 

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 14,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.