GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

A revolta dos muros

A arte guerrilheira do inglês Banksy aparece nos muros, mas também em capa de CDs, elefantes, lascas de pedra, montanhas-russas... até mesmo em telas de pintura. O que importa é o efeito: choque, incômodo e sorrisos amarelos

Texto Marcos Nogueira

AQUELE ABRAÇO

O grafite da menina abraçando um míssil é um dos trabalhos mais conhecidos de Banksy, que é avesso a aparecer em público (para evitar ser preso, segundo ele mesmo). Até o nome do artista é um mistério: alguns dizem que é Robert Banks; outros, mais amigos de um bom trocadilho, preferem a forma Robin Banks (que em inglês soa como “roubando bancos”).

MURO DA IRONIA

Banksy diz que começou aos 14 anos, como um reles pichador. Em 2005, ele levou suas latas de tinta e sua ironia para o muro erguido por Israel para isolar a Cisjordânia. “Todo grafiteiro precisa fazer uma peregrinação ao maior muro do mundo em algum momento de sua vida”, afirmou à revista inglesa Zoo.

GUERRILHEIRO, MAS NEM TANTO

Banksy criou para si mesmo a imagem de um artista antiguerra e contrário ao sistema capitalista. Mas o caráter marginal de seu trabalho não exclui mostras em galerias finas e contratos de publicação de livros. Só as obras compradas por celebridades lhe renderam o equivalente a R$ 12 milhões.

PASSADO OBSCURO

Na adolescência, Banksy teria sido expulso da escola e passado uma temporada na cadeia. Isso é o que ele diz. Na única vez em que um jornalista o entrevistou pessoalmente, o repórter do The Guardian lhe perguntou: “Como posso saber se você é Banksy?” A resposta do entrevistado: “Você não tem garantia alguma”.

INSPIRAÇÃO POLICIAL

A polícia que persegue Banksy é um tema recorrente de seu trabalho. Ele diz que, aos 18 anos, quase foi pego enquanto grafitava um vagão de trem. A pichação ficou inacabada e Banksy, para agilizar o serviço, teve a idéia de trabalhar com estêncil – molde vazado com a figura a ser pintada.

RUPESTRE DE ARAQUE

Uma das pegadinhas freqüentes de Banksy é deixar, clandestinamente, obras suas em galerias e museus. Esta peça, chamada Homem Primitivo Vai ao Mercado, fez tanto sucesso que acabou sendo incorporada ao acervo do Museu Britânico, em Londres, que tem uma das maiores coleções de relíquias arqueológicas.

CACHORRA

Paris Hilton também foi vítima do artista: ele invadiu lojas para trocar cds autênticos por outros “banksyzados”.

ESGOTO

“Se você é sujo, insignificante e mal-amado, ratos são o modelo perfeito para você”, diz Banksy no livro Wall and Piece.

ONDE ESTÁ JACKO?

Banksy avacalha obras célebres e cenas de fábulas, como João e Maria na casa de doces da bruxa má.

É O BICHO

Seja para passar mensagens de protesto ou simplesmente criar uma cena bizarra, Banksy adora pintar animais.

Para saber mais

Wall and Piece

Banksy, Century, Inglaterra, 2005.

http://www.banksy.co.uk

Website oficial do artista.