Assine SUPER por R$2,00/semana
Continua após publicidade

As melhores propagandas

1984 Dezenas de pessoas vestidas com roupas iguais se sentam para ver e ouvir o Grande Irmão. Eis que uma garota aparece correndo e atira um martelo que arrebenta o telão. O comercial termina com: “Em 24 de janeiro, a Apple Computer vai lançar o Macintosh. E você vai ver por que 1984 não vai […]

Por Da Redação Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 31 out 2016, 18h29 - Publicado em 8 Maio 2012, 22h00
  • Seguir materia Seguindo materia
  • 1984
    Dezenas de pessoas vestidas com roupas iguais se sentam para ver e ouvir o Grande Irmão. Eis que uma garota aparece correndo e atira um martelo que arrebenta o telão. O comercial termina com: “Em 24 de janeiro, a Apple Computer vai lançar o Macintosh. E você vai ver por que 1984 não vai ser como 1984”. Foi o primeiro comercial de impacto lançado no intervalo de um SuperBowl.

    Publicidade

    1985
    As campanhas publicitárias valorizando a liberdade inédita trazida pelo Macintosh atravessaram os anos 80. Na de 1985, o computador da Apple é apresentado como uma solução para as empresas, atoladas no meio de um pântano de PCs – até um crocodilo invade os corredores de um escritório. A pegada bem-humorada contra os usuários da concorrência era recorrente e ganharia sua versão mais famosa em 2006.

    Publicidade

    1997
    Para marcar a volta à empresa, Jobs pediu à TBWA\Chiat\Day, a mesma de 1984, para criar uma campanha conceitual usando várias personalidades que Steve admirava, de Albert Einstein e Pablo Picasso a John Lennon e Frank Lloyd Wright. O texto dos anúncios terminava com os dizeres que logo ficaram famosos: Think Different (“Pense Diferente”).

    1998
    O lançamento do iMac, com suas transparências e cores inovadoras, foi marcado por uma música bem psicodélica dos Rolling Stones chamada She’s a Rainbow. A campanha por escrito fazia uma brincadeira depois incorporada nas reportagens sobre o produto, mas que perde a graça em português: “iThink, therefore iMac” (“Penso, logo iMac”).

    Publicidade
    Continua após a publicidade

    2003
    Dois anos depois do lançamento do iPod, surgiria sua campanha mais conhecida (e muito imitada): ao som de bandas como Daft Punk e U2, silhuetas de pessoas dançam à vontade. Essa linguagem foi usada de novo, dois anos depois, para divulgar a versão Shuffle – só que com as setinhas características do aparelho.

    2006
    O objetivo da campanha Get a Mac, que durou três anos, era cutucar a Microsoft. O ator Justin Long falava em nome dos Mac, enquanto o humorista John Hodgman, com um terno sem graça, anunciava: “Eu sou um PC”. Num dos vídeos, o PC fica resfriado e pede ao Mac que se afaste. O Mac responde que não corre risco porque não pega vírus. Em outro, o PC fica congelado no meio de uma frase. Quando toma um tapinha na cabeça, começa tudo de novo, como o Windows sendo reiniciado.

    Publicidade
    Publicidade
    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de R$ 2,00/semana*

    ou
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de R$ 12,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.