Carnificina em Stalingrado
Em 1939, Adolph Hitler e Josef Stalin assinaram um pacto de não-agressão. Mas, dois anos depois, Hitler cometeu um erro estratégico que mudaria os rumos da Segunda Guerra Mundial: decidiu abrir uma frente oriental e invadir a União Soviética. O Exército Vermelho resistiu bravamente à ofensiva alemã. A Batalha de Stalingrado, que se estendeu de 3 de setembro de 1942 a 31 de janeiro de 1943, entrou para a história como a mais sangrenta de todas. Os soviéticos perderam 1,1 milhão de pessoas. Do lado alemão, foram em torno de 800 000 baixas. A Alemanha saiu enfraquecida dessa aventura e, dois anos depois, o 30 Reich de Hitler chegaria ao fim.






![[RELAMPAGO] PAYWALL (728 x 90 px) Banner laranja com ícone de árvore e raio, texto OFERTA RELÂMPAGO Você pediu, a gente ouviu!. À direita, capas de revistas Superinteressante e Veja, e um celular com aplicativo de notícias](https://super.abril.com.br/wp-content/uploads/2026/07/RELAMPAGO-PAYWALL-728-x-90-px.gif)
![[RELAMPAGO] PAYWALL - 328x79 Banner laranja com texto OFERTA RELÂMPAGO em destaque, acompanhado de um ícone de raio. Abaixo, Você pediu, a gente ouviu!. À direita, capas de revistas: Super, Veja e uma menor, Guia Quatro Rodas. No canto superior direito, um ícone de árvore estilizada](https://super.abril.com.br/wp-content/uploads/2026/07/RELAMPAGO-PAYWALL-328x79-1.gif)