GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

China: um país grandioso e complexo

A China tem mais de 1 bilhão de habitantes, quase um quinto da população da Terra. Após a descoberta do Homem de Pequim, em 1927, verificou-se que a região é habitada há pelo menos 350 000 anos. Existe como sociedade há quase 4 000 anos e durante muitos séculos foi a maior e mais sofisticada nação existente. País das revoluções, agora vive mais uma, a grande marcha de modernização que, se continuar no mesmo ritmo, poderá colocá-lo entre as maiores potências econômicas do planeta. Como se vê, quase tudo relacionado à China é grandioso e complexo.

E muitas vezes impenetrável para os ocidentais. Quem quiser conhecer melhor essa nação vai gostar de ler Em Busca da China Moiderna (Companhia das Letras, 770 páginas), de Jonathan Spence, professor da Universidade de Yale, Estados Unidos, que chega às livrarias este mês. A obra traça a história dos últimos quatro séculos do país.

Da Dinastia Ming aos preparativos para o próximo milênio. Além de analisar aspectos sociais, econômicos, políticos e culturais e de trazer enorme quantidade de dados estatísticos, funcionando como obra de referência, o livro tem mais de 200 ilustrações e mapas.

Companhia das Letras: (011) 826 1822