A SABEDORIA POPULAR DIZ QUE AQUI SE FAZ E AQUI SE PAGA. MAS A CAUSA MORTIS DOS HOMENS MAUS DA HISTÓRIA COSTUMA FUGIR À REGRA.
76 VILÕES CITADOS
MORTOS – 54%
VIVOS – 46%
OS VILÕES DESTE GUIA
Dos vilões retratados nesta edição, 41 já passaram desta para melhor (ou pior, para quem acredita em inferno) e 35 ainda estão vivinhos aprontando por aí.
Causa da morte
5%(2) – SUICÍDIOS
7%(3) – CAUSA DESCONHECIDA
39% (16) – CONDENADOS À MORTE OU ASSASSINADOS
49% (20) – MORTE NATURAL
Boa parte dos vilões escapou das leis e da vingança dos homens e só abotoou o paletó quando o corpo pediu arrego.
• Dos 20 vilões mortos em consequência de complicações naturais, 9 sofreram ataque cardíaco.
• Há apenas dois suicidas no rol de personagens: Hitler (p. 28) e Nero (p. 12).
• Pol Pot (p. 34) morreu de ataque cardíaco na cabana em que cumpria prisão domiciliar na fronteira entre o Camboja e a Tailândia, em abril de 1998.
• Embora não se saiba ao certo a causa mortis dos conquistadores da Antiguidade, suspeitase que Átila (p. 8) teve uma hemorragia estomacal. Vai ver foi de tanto comer carne crua.
• As imagens do corpo de Saddam Hussein (p. 74) pendurado à forca correram o mundo. Ele foi executado no dia 30 de dezembro de 2006 – e em seus últimos momentos disse: “Vida longa ao povo, vida longa à nação, abaixo os traidores”.
• O mafi oso Bugsy Siegel (p. 48), que inspirou o personagem Moe Greene de O Poderoso Chefão, foi assassinado aos 42 anos por uma rajada de balas que atravessou a janela da sua sala na Califórnia, em 1947.