GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

Conexões: De Louis Armstrong a Neil Armstrong

Descubra as conexões de Louis Armstrong a Neil Armstrong

Fabio Marton

Louis Armstrong

Um dos artistas mais bem-sucedidos do século 20, chegou a superar os Beatles nas paradas de 1964. Seu segredo era manter-se estritamente simpático e apolítico, o que fez com que fosse aceito pelos brancos da sociedade racista dos EUA. Exceto por uma ocasião. O incidente em…

Little Rock

Em 1957, Louis se recusou a fazer uma turnê internacional a pedido do governo americano, em protesto contra o Estado do Arkansas, onde um grupo de racistas cercou o Colégio de Little Rock (que havia começado a aceitar negros). A solução para o impasse veio de…

Dwight Eisenhower

O presidente dos EUA mandou soldados para garantir a segurança dos estudantes e o fim da segregação. Um gesto bem progressista de um presidente que se elegeu com um programa conservador. Em 1952, ele havia vencido a eleição prometendo combate ao comunismo, à corrupção e à…

Coreia

Em 1950, o coreano Kim Il-Sung começou uma revolução comunista, que só não conquistou o país inteiro devido à intervenção dos EUA. A Guerra da Coreia acabou em 1953, primeiro ano de mandato de Eisenhower. Foi a primeira guerra em que aviões a jato foram usados em massa. E um dos pilotos foi…

Neil Armstrong
Durante a guerra, pilotou jatos de reconhecimento. Depois passou aos aviões experimentais, e acabou sendo um dos primeiros convocados pela Nasa, em 1958. Anos depois, foi o primeiro humano a pisar na Lua. Durante toda a vida, Neil se recusou a comentar temas políticos – como Louis Armstrong.