Clique e Assine a partir de R$ 6,90/mês

De Homero a Homer Simpson

Por Da Redação Atualizado em 31 out 2016, 18h19 - Publicado em 30 nov 2007, 22h00

Texto Rodrigo Rezende

Homero

Um velhinho cego que viveu na ilha de Chios, Grécia. Era assim que se imaginava a figura do escritor mais importante da Antiguidade. Para a maioria dos historiadores atuais, é impossível saber a origem, a data e a autoria dos versos atribuídos a Homero, como a Ilíada – poema épico que narra a Guerra de Tróia. No século 17 da era cristã, esse episódio cheio de mitos e heróis era uma obsessão do inglês…

Isaac Newton

O gênio da ciência queimou muitos neurônios tentando calcular a data da Guerra de Tróia e decifrar receitas de alquimia ocultas nos mitos gregos. Aliás, a física era só um passatempo pra Newton – sua biblioteca tinha mais livros de humanidades que de matemática. Ainda assim tornou-se professor lucasiano de matemática da Universidade de…

Continua após a publicidade

Cambridge

Charles Darwin, James Maxwell, J.J. Thomson, Ernest Rutherford, Francis Crick e Alan Turing. São apenas alguns dos monstros da ciência que passaram pela maior fábrica de Prêmios Nobel do planeta. A instituição conta quase 9 séculos de existência e é detentora de 82 estatuetas. A cadeira de professor lucasiano – um título honorífico dado a apenas 17 homens desde 1663 – continua lá. O dono dela agora é…

Stephen Hawking

Imagine a seguinte situação: você está preso a uma cadeira de rodas e a única coisa que pode fazer para se comunicar com o mundo é mover a bochecha. É assim que vive o cientista mais famoso da atualidade. Apesar disso, o físico inglês Stephen Hawking, 65, consegue dar aulas, escrever livros e calcular a densidade de buracos negros. Tudo graças a um sintetizador de voz computadorizado, que ele usa até para falar com…

Homer Simpson

“Você se divertiu com seu amigo robô, Lisa?”, diz Homer num episódio de Os Simpsons. Ele se referia a Hawking, que foi retratado no desenho e dublou seu personagem com o sintetizador de voz. As trapalhadas de Homer são inspiradas no pai do criador da série, Matt Groening. Mas sabe o que significa Homer em inglês? Hesíodo. D’oh!, foi mal. É Homero.

Continua após a publicidade

Publicidade