Clique e Assine a partir de R$ 8,90/mês

Do piquenique ao beatnik

A instituição deu um ar chique ao antigo hábito beberrão, que atravessou o oceano Atlântico e alcançou os...

Por Da Redação Atualizado em 31 out 2016, 18h29 - Publicado em 30 jun 2007, 22h00

Texto Rodrigo Rezende

Piquenique

“Traga a própria bebida.” Pode parecer estranho, mas era exatamente essa a idéia por trás dos primeiros piqueniques, que aconteceram no século 16. A expressão francesa piqueniquer (algo como “pequenicar”) inspirou, no século 19, a Sociedade Inglesa do Picnic. A instituição deu um ar chique ao antigo hábito beberrão, que atravessou o oceano Atlântico e alcançou os…

EUA

Naquela época, o território dos EUA estava repleto de escravos negros. E os colonizadores ingleses tentavam impor a eles hábitos culturais alienígenas, inclusive o piquenique. Mas houve lugares nos quais os negros resistiram e mantiveram as tradições africanas. Um deles foi palco de uma grande síntese cultural…

Continua após a publicidade

Nova Orleans

Em meio a 38 quarteirões lotados de casas de prostituição, bares e clubes de música – o bairro de Storyville, fundado em 1897 –, a cultura dos escravos revolucionou a história. Mas não por acaso. Nova Orleans foi colonizada por católicos franceses e espanhóis, que acolheram bem as tradições negras. Por isso que a cidade foi o berço perfeito para o…

Jazz

Diz a lenda que a palavra jazz vem de jasm, uma redução de orgasm (orgasmo, em inglês). Há quem diga que faz todo o sentido, pois o jazz seria uma espécie de orgasmo da alma, uma fusão musical do blues com o ragtime (ritmo que lembra marchas), que mistura referências tanto de brancos quanto de negros. Não é de admirar que esse ideal de liberdade tenha influenciado o movimento…

Beatnik

Os integrantes do movimento social que chacoalhou o mundo das artes na década de 1950 se empolgaram com o improviso livre do jazz. Música, sexo, drogas, misticismo e muito álcool animavam a vida dos beats. Eles adoravam fazer reuniões em que cada um levava a sua bebida – o que era praticamente um piquenique alcoólico. Ou à moda antiga, como preferir.

Continua após a publicidade
Publicidade