Clique e Assine a partir de R$ 8,90/mês

Dos gladiadores aos memes

Então ele resolveu criar uma teoria mais coerente: os pensamentos viriam da massa gelatinosa na nossa cabeça, o...

Por Da Redação Atualizado em 31 out 2016, 18h21 - Publicado em 31 jan 2007, 22h00

Texto de Rodrigo Rezende

Gladiadores

Se você acaba de pensar em heróis altos e musculosos, é melhor trocar Hollywood pela realidade. Os gladiadores tinham menos de 1,70 metro, gordura sobrando e freqüentemente eram executados nos fundos da arena, com golpes de martelo na cabeça. O crânio de um desses lutadores foi parar, no século 2, nas mãos de…

Galeno

Ao dissecar o gladiador, o anatomista romano se deparou com um problema: “Se a maioria dos nervos do corpo está ligada à cabeça, por que os pensamentos têm de sair do coração?” Então ele resolveu criar uma teoria mais coerente: os pensamentos viriam da massa gelatinosa na nossa cabeça, o…

Continua após a publicidade

Cérebro

Há 10 bilhões de neurônios espremidos aí atrás dos seus olhos. E cada um se conecta a 10 mil outros. Isso quer dizer que o número de estados elétricos possíveis no cérebro é maior que a soma de todas as partículas do Universo. Não admira que esse órgão só tenha começado a ser entendido nos anos 50, com a…

Genética

Ela mostrou que o cérebro (e o resto do corpo) é construído a partir de genes, como se eles fossem uma receita para fazer gente. Mas, em 1976, o britânico Richard Dawkins disse que nós é que somos uma receita para fazer genes. E que, se você achou isso absurdo, é porque a sua mente está tomada por um…

Meme

“Eu não sou viveiro de genes!”, “Esse texto é muito chato!” ou qualquer outra coisa que exista na sua cabeça é um meme, o correspondente virtual do gene. Os memes, assim como os genes, competem entre si pela sobrevivência. E os mais fortes são os que mais se reproduzem, como o meme do “gladiador musculoso”.

Continua após a publicidade
Publicidade