GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

Elementos

Euclides

NOME ORIGINAL_Stoichia (Grécia)
EDIÇÃO EM INGLÊS_ Dover Publications; 1956

 

 

DO QUE TRATA

Composta de 13 livros, com 465 proposições, 93 problemas e 372 teoremas, a obra é uma compilação das mais importantes escobertas de geometria, aritmética e álgebra da época em que foi escrita. Ela reúne teorias de Eudoxo, Teeteto e Platão, além de descobertas do próprio Euclides, ordenadas e estruturadas como ciência, a partir de axiomas (premissa de uma demonstração que, no entanto, não é passível de ser demonstrada). Os livros bordam geometria plana, números, teoria das proporções e geometria do espaço.

QUEM ESCREVEU

Euclides (330 a.C.-260 a.C.) nasceu na Síria e estudou em Atenas. Supõe-se que ele tenha estudado e lecionado na Academia de Platão.

POR QUE MUDOU A HUMANIDADE

Pela primeira vez, a geometria foi apresentada como um sistema lógico. Euclides inaugura o método axiomático, em que os axiomas são expostos em uma ordem perfeita, segundo a qual cada teorema resulta das definições e axiomas anteriormente expostos. A obra foi a principal referência em geometria até o século 19, quando começou a ser questionada.

Dois mitos falam sobre a presença de espírito de Euclides. O rei Ptolomeu questionou qual seria o caminho mais curto para a geometria e ele respondeu: “Não há nenhum caminho real na geometria”, mostrando que, nessa área, todos são iguais, até mesmo os poderosos. Outra lenda diz que um aprendiz perguntou o que ganharia aprendendo geometria. Euclides teria dito: “Dê a essa pessoa uma moeda, pois ele quer lucrar com o que aprende”.