Relâmpago: Revista em casa a partir de 9,90

Esses cartazes do século XIX parecem memes machistas atuais

Machismo não é coisa do passado: o tratamento que se dava ao movimento sufragista no século XIX é o mesmo que o feminismo ganha, hoje, em posts nas redes sociais

Por Helô D'Angelo Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 31 out 2016, 19h02 - Publicado em 14 jul 2016, 19h30

A charge mostra um grupo de feministas. Elas se vestem como homens, têm expressões ferozes no rosto e são desenhadas de um jeito feio. Na legenda, uma frase diz: “Feministas que nunca foram beijadas”. A mensagem é clara: essas mulheres malucas só estão lutando pelos próprios direitos porque nenhum homem quer ficar com elas. 

O ódio às feministas é muito comum nas redes sociais. Mas a charge descrita acima não é um meme atual. Na verdade, o desenho foi publicado na Inglaterra, na metade do século XIX, quando as mulheres começaram a ir às ruas para pedir para votar – é uma charge contra o movimento sufragista, uma das primeiras lutas feministas.

Na época, na maioria dos países democráticos da Europa e dos Estados Unidos, as mulheres trabalhavam, pagavam impostos e eram consideradas cidadãs, mas mesmo assim não podiam votar. Então, elas começaram a protestar pelo direito de escolher seus governantes, coisa que qualquer homem podia fazer. 

LEIA: Brasil, o país sem ministras

Assim como as pautas feministas hoje em dia, porém, o sufragismo foi recebido com uma onda de ódio – ódio que veio do medo, e o medo veio da ignorância sobre o que significava uma mulher votar. As mulheres só queriam ter os mesmos direitos que os homens, mas a mídia lidava com essa reivindicação como se fosse loucura: as sufragistas eram representadas como maldosas, burras, feias, mal amadas, sexualmente frustradas, violentas, loucas; dizia-se que elas queriam abandonar a família e os filhos, e que elas queriam se tornar homens – exatamente o que as pessoas críticas à luta feminista dizem hoje sobre o movimento. Veja:

Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 5,99/mês
DIA DAS MÃES

Revista em Casa + Digital Completo

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
A partir de 10,99/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a R$ 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.