Assine SUPER por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Hollywoodland

Boa parte dos grandes estúdios americanos surgiu quando o negócio eram as salas de exibição. Hoje, 6 grandes corporações controlam o mundo do cinema.

Por Da Redação Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 31 out 2016, 18h23 - Publicado em 30 nov 2006, 22h00
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Texto Cíntia Cristina da Silva

    Publicidade

    Universal

    Publicidade

    Universal (1912)

    Seu criador,Carl Laemmle, foi um dos raros produtores que não ergueram um império a partir de salas de cinema. A série de filmes Monstros da Universal deu fama ao estúdio. Bela Lugosi fazia o papel de Drácula e Boris Karloff, o de Frankenstein.

    Publicidade

    MCA (1924)

    No início da década de 1960, o público de cinema diminuiu consideravelmente (culpa da TV!) e a Universal sentiu o baque. Sem dinheiro e com a produção de filmes muito reduzida, o estúdio foi comprado pela MCA (Music Corporation of America), corporação com negócios na TV e na indústria fonográfica.

    Publicidade
    Continua após a publicidade

    Universal Studios (1996)

    Só nos anos 90 o estúdio voltou a ter seu nome original. Sucessos como Tubarão, E.T., A Múmia e a refilmagem de King Kong provam que o gênero “me-assusta-que-eu-compro-ingresso” continua como marca da casa.

    Publicidade

    Focus Feature (2002)

    É o braço independente do grupo – se é que dá para ser independente dentro de um grupo. Produz filmes “de arte” e distribui produções européias – seu maior hit é O Segredo de Brokeback Mountain.

    Publicidade

    Vivendi /General Electric

    Continua após a publicidade

    O estúdio pioneiro é controlado pela Vivendi, uma companhia global de mídia. Mas boa parte de suas ações estão ligadas à General Electric, gigante industrial fundada por Thomas Edison.

    Fox

    Fox (1915)

    Fundada por William Fox em Nova Jersey, ao longo do tempo o estúdio esteve na vanguarda das novas tecnologias. No início da década de 1920, por exemplo, produzia filmes com seqüências em Technicolor, sistema de colorização de películas.

    20th Century-Fox (1935)

    Continua após a publicidade

    A crise da bolsa de 1929 e os altos custos quase levaram a Fox à falência. A saída foi uma fusão com o estúdio 20th Century Pictures. A parceria revelou Marilyn Monroe, mas quase foi à bancarrota com o fracasso do milionário Cleópatra.

    Blue Skies (1987)

    O estúdio onde trabalha o brasileiro Carlos Saldanha foi comprado para garantir a presença da Fox no gigantesco mercado das animações feitas em computação gráfica. Seu grande sucesso é a franquia A Era do Gelo.

    Fox Searchlight (1994)

    É a divisão responsável pelos filmes alternativos. Produziu Melinda e Melinda, de Woody Allen, e os sucessos de público e crítica Sideways e Pequena Miss Sunshine.

    Continua após a publicidade

    News Corporation

    A saúde financeira da Fox resistiu às 65 mudanças de figurino de Elizabeth Taylor em Cleópatra, mas, em 1986, se rendeu aos milhões do magnata australiano Rupert Murdoch.

    Paramount

    Paramount (1917)

    O “estúdio das estrelas” lançou astros como Rodolfo Valentino e chegou a ter 2 mil salas de cinema. Hoje, é o único grande que ainda tem sede em Hollywood – os outros estão espalhados por lugares mais baratos da Califórnia.

    Continua após a publicidade

    Paramount Pictures (1935)

    Nos anos 40,uma lei obrigou estúdios a se separar das cadeias de exibição. A Paramount sentiu o golpe e acabou vendida para um grupo industrial. A volta por cima só viria nos anos 70, já renomeada Paramount Pictures, produzindo sucessos como O Poderoso Chefão, O Bebê de Rosemary e Os Embalos de Sábado à Noite.

    Dreamworks – SGK (1994)

    Fundado como independente por Steven Spielberg, o braço cinematográfico do estúdio, que fez O Resgate do Soldado Ryan, foi vendido para a Paramount. Mas o braço de animação, responsável por Shrek, segue nas mãos de Spielberg.

    Viacom

    Em 1994 a Paramount foi adquirida pelo grupo Viacom Inc., conglomerado que é dono de estúdios, distribuidoras e de canais de televisão como a MTV e a Nickelodeon.

    Warner Bros.

    Warner Bros. (1918)

    Os 4 irmãos Warner ganhavam a vida exibindo filmes em pequenas cidades já em 1903 – bros., em inglês, é a abreviação de irmãos. A Warner foi a primeira a juntar som e imagem em um mesmo lugar, no filme O Cantor de Jazz (1927), produziu histórias de gângsteres na década de 1930, desenhos do Pernalonga e hoje é casa de Superman e Harry Potter.

    New Line Cinema (1967)

    Cresceu graças a filmes de terror como A Hora do Pesadelo, do feioso Freddy Krugger. Mas seu maior hit foi O Senhor dos Anéis, com o mais feioso ainda Golum. Está na Warner desde 1996.

    Castle Rock (1987)

    O ex-estúdio independente produziu filmes baseados em livros de Stephen King, como Conta Comigo .Harry e Sally – o da cena do orgasmo fingido – é um de seus maiores sucessos. Pertence à Warner desde 2001.

    Warner Independent (2003)

    Foi criada de olho no filão dos filmes alternativos. Seus lançamentos incluem Antes do Pôr-do-Sol, Boa Noite e Boa Sorte e A Marcha dos Pingüin s.

    Time Warner

    A fusão da Warner com a Time Inc. gerou o maior grupo de mídia do mundo – dono, entre outros, dos canais HBO e CNN, da DC Comics e das revistas Time e People.

    Columbia Pictures

    Columbia Pictures (1919)

    A antiga CBC Film era especialista em filmes de baixo orçamento – fazia parte da “fileira pobre” de Hollywood. Até que, em 1934, o estúdio assinou um contrato com Os Três Patetas e estourou.

    TriStar Pictures (1982)

    Foi criada após a venda da Columbia para a Coca-Cola. O estúdio produziu grandes sucessos de público como as séries Olha Quem Está Falando e O Exterminador do Futuro.

    Columbia TriStar Pictures (1987)

    Mãe e filha, Columbia e TriStar se fundiram para formar a Columbia TriStar Pictures. A união rendeu frutos como a série Homem-Aranha e O Código Da Vinci.

    Sony Pictures Entertainment

    Pertence ao conglomerado japonês Sony e entrou para o mundo do cinema comprando a Columbia TriStar da Coca-Cola. Em 2005, ampliou seu império com a aquisição de um dos maiores estúdios americanos:o Metro-Goldwyn-Mayer.

    MGM

    MGM (1924)

    A Metro-Goldwyn-Mayer representa a época de ouro de Hollywood – O Mágico de Oz, por exemplo, é criação deles. O estúdio entrou em decadência nos anos 50, de onde nunca mais saiu, diga-se. Hoje, é dona da UA e faz dinheiro explorando seu catálogo de clássicos.

    United Artists (1919)

    Irritado com a influência dos estúdios, Charles Chaplin fundou a UA para valorizar o “trabalho autoral”. O sonho acabou em insolvência nos anos 50 – mas sua lista de bons serviços prestados ao cinema inclui Quanto Mais Quente, Melhor; Annie Hall; James Bond; e Rocky.

    Walt Disney

    Walt Disney (1929)

    Fundada originalmente como um estúdio de animação, começou a fazer sucesso com os desenhos do Mickey Mouse. O longa de animação Branca de Neve e os Sete Anões (1937) recebeu um Oscar especial.

    Touchstone (1980)

    Ron Miller,genro de Walt Disney, foi incumbido de criar um braço cinematográfico para filmes adultos. O estúdio produziu sucessos como Uma Linda Mulher.

    Miramax (1979)

    Em 1993 a Disney comprou o estúdio independente criado pelos irmãos Weinstein e que fazia sucesso apostando em gente nova,como Quentin Tarantino. Lançou sucessos como Pulp Fiction.

    Pixar Animation Studios (1986)

    Produziu algumas das melhores animação dos últimos tempos, como Toy Story e Procurando Nemo. Em 2006, aceitou uma proposta bilionária e foi vendido para a Disney.

    The Walt Disney Company

    Os estúdios Disney hoje fazem parte da Walt Disney Company, corporação gigantesca que é dona de canais de TV como ABC e ESPN e de parques temáticos.

    Publicidade
    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de R$ 2,00/semana*

    ou
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de R$ 12,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.