3 perguntas para entender o Kama Sutra
1. É um manual de sexo?
Muito mais que um guia com 529 posições sexuais, a obra é um compêndio de etiqueta para uso dos nobres, baseado em preceitos sagrados hindus. O Kama Sutra aborda diversos aspectos da vida cotidiana: como encontrar o par ideal, se relacionar com outras pessoas, cuidar da casa e obter sucesso. Segundo a mitologia hindu, o homem atinge sua plenitude quando pratica o dharma (virtude religiosa), o artha (riqueza mundana) e o kama (o amor). Kama sutra, em sânscrito, significa “dissertação sobre o amor”.
2. Quem o escreveu?
Foi Mallanaga Vatsyayana, teólogo hindu dos séculos 3 e 4. Ele passou 20 anos compilando 79 textos eróticos da Antiguidade (alguns, escritos 1 000 anos antes e já trabalhados por outros sábios). De inédito mesmo, apenas seus comentários pessoais. Apesar de afirmar que testou todas as posições citadas na obra, historiadores especulam que Vatsyayana não era casado e morreu enclausurado num convento.
3. Como ele se tornou popular?
Em 1883, o britânico Richard Burton (1828-1890), o mesmo que traduziu As Mil e Uma Noites, trouxe a obra para o Ocidente. Ela caiu nas graças do público masculino porque, na tradução, Burton selecionou só os trechos mais picantes. A tradução completa foi concluída há 24 anos, pelo francês Alain Daniélou.
Especialistas assinam documento de Senciência em Crustáceos, que afirma que esses animais sentem dor
Seu nome está no ranking? Saiba como explorar a nova plataforma Nomes do Brasil
O mito confortável das múltiplas inteligências
Como o Spotify Wrapped calcula a “idade musical” do ouvinte?







