Mapa astral

¿O usuário escolhia uma data e ele indicava a posição do Sol, da Lua e dos cinco planetas conhecidos:

Atualizado em 31 out 2016, 18h25 - Publicado em 28 fev 2003, 22h00

Ana Lúcia Araújo

Um estranho objeto com engrenagens formadas por um sistema de rodas dentadas, construído há mais de 2 000 anos e descoberto nas águas do mar Mediterrâneo pode ser o mecanismo mais antigo criado pelo homem. O mecanismo de Antikythera servia para mapear corpos celestes, que eram indicados em um dispositivo similar a um mostrador de relógio. O funcionamento da máquina ancestral é alvo das especulações da comunidade científica desde sua descoberta, em 1900, e foi descrito pela primeira vez pelo professor da Universidade de Yale, Derek Price, em 1959. Agora, os cientistas Michael Wright e Allan Bromley revisaram algumas das pesquisas de Price e descobriram novas e mais complexas aptidões do equipamento. Segundo Wright, curador de Engenharia Mecânica do Museu da Ciência de Londres, o aparelho operava como um computador.

“O usuário escolhia uma data e ele indicava a posição do Sol, da Lua e dos cinco planetas conhecidos: Marte, Mercúrio, Júpiter, Vênus e Saturno”, diz. Valdemar Setzer, professor da Universidade de São Paulo, explica que o mecanismo representa o universo com base nos epiciclos: um círculo cujo centro gira em torno de outro maior, que gira em torno da Terra. “Mesmo com o princípio errado de que a Terra era o centro de tudo, a máquina era precisa no mapeamento dos astros que conheciam”.