GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

O transponder

Ele também informa sua posição e altitude, complementando a função dos sistemas de radar, cujo sinal sofre interferências de vários tipos e perde precisão conforme aumenta sua distância do objeto controlado.

Tarso Araújo

1. Para que serve?

É um aparelho instalado nos aviões que responde a sinais de rádio emitidos por outras fontes com a identificação da aeronave e um código sobre seu status de vôo. Ele também informa sua posição e altitude, complementando a função dos sistemas de radar, cujo sinal sofre interferências de vários tipos e perde precisão conforme aumenta sua distância do objeto controlado.

2. Como ele previne acidentes no ar?

Ele recebe e responde a sinais emitidos por outras aeronaves e repassa esses dados para um sistema anticolisão presente nos aviões modernos, o TCAS, sigla em inglês para Sistema de Prevenção de Colisões e Alerta de Tráfego. Quando acionado, esse dispositivo dispara um alarme e, integrado ao piloto automático, refaz a trajetória do avião para evitar um choque. Se o transponder não estiver funcionando, o piloto deve baixar sua altitude para 29 mil pés e contatar, via rádio, o controle de tráfego.

3. Por que alguém voaria com ele desligado?

Para desviar a rota do avião ou mudar de altitude sem que o controle de vôo percebesse. O procedimento poderia ser adotado ainda pelo piloto de uma aeronave seqüestrada ou envolvida em atividades criminosas como tráfico de drogas. Aparentemente, nenhum desses casos se aplica ao Legacy que atingiu o vôo Gol 1907.