Por que as bandeiras são assim?
Qual o significado das cores e das faixas das bandeiras dos países?
Você já parou para pensar o que significam as cores e as faixas das bandeiras dos países? Em geral, esses desenhos representam símbolos usados pelas pessoas que governavam o país quando a bandeira foi criada. O azul, por exemplo, significa nobreza, enquanto o vermelho representa movimento revolucionário.
CANADÁ
O branco representa a realeza da França. O vermelho, a da Inglaterra. Foram os países que colonizaram o Canadá. A folha é de bordo, planta típica do país.
BRASIL
O verde são as matas. O amarelo, as riquezas. O branco, o espírito pa-cífico. O azul representa o céu. As estrelas se referem aos Estados da federação.
FRANÇA
Azul e vermelho eram cores de santos. Branco, dos reis. Após a Revolução Francesa, o azul passou a simbolizar o Legislativo. O branco, o Executivo. O vermelho, o povo.
ARÁBIA
O verde simboliza ri-queza e prosperidade. A frase em árabe diz: “Existe só um Deus e Mohamed é seu profeta”. A espada representa a justiça.
REINO UNIDO
A cruz vermelha é de São Jorge, padroeiro da Inglaterra. A branca, diagonal, de Santo André, padroeiro da Escócia. E a vermelha, diagonal, de St. Patrick, da Irlanda. Juntas, formam a bandeira do Reino Uni-do, que une os países.
EUA
As 50 estrelas representam os 50 Estados americanos. As 13 listras representam os Estados originais que formavam o país. Surgida em 1783, a bandeira tem inclusive um nome: “Stars and Stripes” (estrelas e listras).
NEPAL
É a única bandeira nacional que não é retangular. As imagens do Sol e da Lua significam que o Nepal vai durar tanto quanto os dois astros. A borda azul simboliza a paz. No passado, o Sol e a Lua tinham feições humanas.
JAPÃO
O círculo vermelho isolado no centro representa o Sol – no passado (cerca de 600 anos atrás), símbolo de alguns clãs importantes no país. Por causa da sua bandeira, o Japão é conhecido como “país do Sol nascente”.