GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

Porto romano à prova d´água

Arqueólogos descobriram em Israel, nas ruínas do porto de Sebastos, muros com formato de um tabuleiro de xadrez, usando um material que endurecia debaixo d´agua.

Qualquer estudioso da História romana conhece as avançadas técnicas de construção civil daquele império. Mesmo assim, as escavações nunca cessam de surpreender os arqueólogos. Foi o que aconteceu recentemente nas descobertas realizadas nas ruínas do porto de Sebastos, perto da hoje cidade de Haifa, em Israel. É provavelmente o primeiro porto construído sem proteção contra as tormentosas águas do mar Mediterrâneo. O fato de ter resistido por 2000 anos se deve a um esquema de construção complicado como um jogo de xadrez.
Os restos de dois quebra-mares de quase um quilometram de comprimento revelaram que os engenheiros romanos construíram no mar uma estrutura de pilares no formato de um tabuleiro de xadrez. Aparentemente, preencheram alternadamente os quadrinhos usando um material que endurecia debaixo d’água. O mar se encarregou de completar o trabalho, preenchendo os quadrinhos vazios com areia e lodo. Isso proporcionou uma enorme economia de tempo e de material.