GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

Qual o elevador mais rápido do mundo?

Para efeito de comparação, o elevador de um prédio residencial comum viaja a uma velocidade máxima de 90 m/min, 11 vezes mais lento.

Texto Manoel Schlindwein

O elevador mais veloz do mundo fica, ora, no prédio mais alto do mundo: a Torre Taipei 101, em Taiwan, com 508 metros e 101 andares (daí o nome). As cabines – algumas das quais têm dois andares – se deslocam a uma velocidade de 1 010 m/min, o equivalente a pouco mais de 60 km/h. Para efeito de comparação, o elevador de um prédio residencial comum viaja a uma velocidade máxima de 90 m/min, 11 vezes mais lento.

A parada final do superelevador é o 90º andar do edifício de escritórios. Saindo do piso térreo, ele demora 30 segundos para chegar lá. Já a volta é um pouco mais vagarosa: na descida, o equipamento viaja a 600 m/min – pouco mais da metade da velocidade da subida. A cabine do elevador é pressurizada para evitar que os passageiros tenham fortes dores nos ouvidos por causa da variação muito súbita da pressão atmosférica.

A marca da máquina taiwanesa foi registrada na edição 2006 do livro Guinness World Records, que contempla a categoria “velocidade de elevador” desde que começou a ser publicado, em 1955. O recordista daquela época viajava a uma velocidade de 25,6 km/h – menos da metade do atual detentor do título. Existem dois exemplares do “rapidão” instalados no prédio. A torre conta ainda com outros 59 elevadores – 34 têm cabine dupla e servem dois andares ao mesmo tempo –, além de 50 escadas rolantes.