Relâmpago: Revista em casa a partir de 9,90

Quantas vezes o Brasil já tentou ser sede de uma Copa e quando?

É hepta!

Por Da Redação Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 26 jun 2018, 17h34 - Publicado em 30 jun 2002, 22h00

A primeira vez foi no Congresso da Fifa de 1938, quando o Brasil apresentou sua candidatura para 1942, contra a Alemanha. Mas, o início da Segunda Guerra Mundial, em 1939, sepultou as esperanças de brasileiros e alemães antes que a sede fosse escolhida. Com o fim da guerra, em 1945, novo congresso se reuniu em 1946 para escolher a sede seguinte. O Brasil foi o único candidato. A princípio, cogitou-se realizar o torneio em 1949, mas, no fim, optou-se por manter a sequência quadrienal e a Copa foi mesmo em 1950.

Em 1984, quando a Colômbia desistiu de organizar a Copa pouco mais de um ano antes do início, a CBF interessou-se em substituí-la (assim como México e Estados Unidos). Mas o presidente João Figueiredo vetou a ideia. O Brasil voltou a se candidatar a sede da Copa em 1994 (disputou contra EUA e Marrocos), 1998 (contra França, Marrocos e Suíça) e 2006 (contra Alemanha, África do Sul, Inglaterra e Marrocos). Todas as vezes saiu derrotado. O presidente da CBF, Ricardo Teixeira, manifestou interesse em organizar a Copa de 2002, mas não chegou a apresentar candidatura contra Japão e Coréia do Sul.

Depois de tanta bola na trave, a Copa voltou ao Brasil na sétima investida. Ou seja, em termos de tentativa de sediar uma Copa, estamos tomando de 5×2 – bem mais honroso que 7×1.

Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 5,99/mês
DIA DAS MÃES

Revista em Casa + Digital Completo

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
A partir de 10,99/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a R$ 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.