GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

Vilões

Você que chegou ao fim do guia e já conheceu todo tipo de vilão deve estar se perguntando: de onde vem tanta ruindade? E as mulheres, são mais boazinhas? A ocasião faz o vilão? Vire a página para ter algumas pistas.

SE EXISTE VOCAÇÃO PARA TIRANO, ELA DEPENDE DE…

… CHARME. Líderes fazem discursos que emocionam multidões. Foi por um referendo com 80% de aprovação que Hitler legitimou seu título de Führer (“líder”) dos alemães.

… PARANOIA. Toda ditadura é paranoica, incapaz de lidar com qualquer ameaça de oposição. Você acha que todos tramam contra você? Vê ameaça até em elogio? Assim era Stálin, que mandou milhões de partidários seus para a Sibéria.

… NARCISISMO. 1% da população sofre de transtorno de personalidade narcisista: espera reconhecimento e submissão alheia, exagera a própria importância, sente-se acima da lei e acredita que é especialmente:

• BELO. Kadafiaplica botox, implanta cabelo e usa óculos de sol para ficar jovem.

• INTELIGENTE. Kim Jong-Il diz ter escrito 1500 livros, e Saddam Hussein publicou quatro romances de sucesso no Iraque (a concorrência era pouca, é verdade).

• PODERO. Acreditando poder fazer a China se desenvolver 50 anos em 5 na base da canetada, Mao Tsé-tung matou 30 milhões de pessoas de fome.

• MERECEDOR DO QUE HÁ DE MELHOR. Ceausescu, ditador romeno, demoliu casas de 50 mil cidadãos para construir seu palácio.