Relâmpago: Revista em casa a partir de 9,90

De Paris para a Rio-92

Reunindo de monges tibetanos a defensores dos direitos da mulher, de indígenas a indianos, 862 organizações não-governamentais encontraram-se em Paris, em dezembro último, para preparar sua participação na Rio-92.

Por Da Redação Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 31 out 2016, 18h59 - Publicado em 31 jan 1992, 22h00

Reunindo de monges tibetanos a defensores dos direitos da mulher, de indígenas a indianos, 862 organizações não-governamentais encontraram-se em Paris, em dezembro último, para preparar sua participação na Rio-92 .durante quatro dias, a Cidade das Ciências e da Indústria, em La Villette, foi palco de sessões plenárias, ateliês, encontros informais pelos corredores e muita troca de figurinhas entre os participantes vindos de 150 países. Os problemas ecológicos, como efeito estufa ou destruição de florestas, foram na verdade pano de fundo para discussões em torno da disparidade econômica e da exploração do hemisfério sul pelo norte, tema levantado já no discurso de abertura do presidente francês François Mitterrand.

“Sabemos que hoje, muito tempo depois do período dito colonial, os países ricos continuam a sugar partes dos recursos do Sul, ainda que tentem compensar este seqüestro com doações”, disse Mitterrand, garantindo que o governo francês – que financiou totalmente o encontro com 4,5 milhões de dólares – não está entre os predadores. Além do desfile de denúncias, como a dos índios peruanos ou das mulheres marroquinas, serão apresentados na Rio-92 dois documentos aperfeiçoados durante o encontro. Neles, as ONGs rejeitam instituições internacionais, como o FMI e o Banco Mundial e propõem uma rede de solidariedade entre as organizações civis para acabar com o desequilíbrio entre o Norte e o Sul – passando, é claro, pelas questões de quem deve cuidar de florestas e quem deve parar de emitir gases poluentes na atmosfera.

Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 5,99/mês
DIA DAS MÃES

Revista em Casa + Digital Completo

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
A partir de 10,99/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a R$ 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.