Clique e Assine a partir de R$ 12,90/mês

Lego em Braile ajuda a alfabetizar crianças cegas

O kit Braille Bricks vem com peças parecidas com as do Lego - só que cada uma delas tem uma letra em Braile na parte de cima. Mas, para ser lançado, o projeto ainda precisa de um patrocinador.

Por Helô D'Angelo Atualizado em 31 out 2016, 19h03 - Publicado em 5 Maio 2016, 14h30

Todo mundo adora Lego. É divertido, fácil de montar e dá para soltar a imaginação brincando com ele. Mas agora, as pecinhas vão ter mais uma função além de estimular a criatividade: ajudar crianças cegas na alfabetização em Braille. Criado pela Fundação Dorina Nowill para Cegos em parceria com a agência Lew’Lara/TBWA, o Braille Bricks é um kit de letras em Braile impressas em peças de Lego. A ideia é que as crianças aprendam (e ensinem) brincando – mas o kit ainda precisa da ajuda de um patrocinador para decolar. 

LEIA: A história do método Braile

Os kits são formados por um conjunto de peças, cada uma representando uma letra ou um sinal gráfico em Braile. Elas são praticamente iguais ao Lego comum, só que aquelas bolinhas na parte de cima, em vez de servirem só para montar coisas, são combinadas de diferentes formas para compor as letras. É aí que mora a beleza do Braille Bricks: montar e desmontar palavras é fácil e divertido. Em máquinas de escrever em Braile, o papel é perfurado a cada letra digitada e um erro significa recomeçar do zero todo o processo – uma frustração para quem está aprendendo.

LEIA: Quando o cérebro não enxerga

 

Continua após a publicidade

Assim como a Fundação, o projeto não tem fins lucrativos – e inclusive está em Creative Commons, um tipo de licença de conteúdo que permite a sua reprodução livre. Mas o kit vai precisar de um patrocinador. Para encontrá-lo, a agência criou a campanha #BrailleBricksForAll (#BrailleBricksParaTodos) nas redes sociais e lançou um website divertido, no qual você pode ver suas palavras traduzidas em Braille Bricks – tipo assim:

Como falta patrocínio, a Fundação Dorina Nowill ainda não sabe quando – e se – o brinquedo será lannçado. Mas, no vídeo de divulgação do Braile Bricks, já dá para ver que eles funcionam muito bem. E que são muito divertidos! 

Assista:

 

Continua após a publicidade

LEIA TAMBÉM:
E se todo mundo ficasse cego?
Facebook descreve fotos para cegos
Implante faz cego voltar a enxergar

Continua após a publicidade
Publicidade