Relâmpago: Revista em casa a partir de 9,90

Terremotos sob vigilância

Diversos países estão empenhados em cobrir o planeta com uma rede de estações sísmicas destinadas a controlar com mais precisão os locais propícios a abalos sísmicos.

Por Da Redação Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 31 out 2016, 18h58 - Publicado em 28 fev 1989, 22h00

O devastador terremoto ocorrido na Armênia, sul da União Soviética, no final do ano passado, deve acelerar o plano de cobertura do planeta com uma rede de estações sísmicas destinadas a controlar com mais precisão os locais propícios a abalos. Existem pelo menos sete projetos internacionais em andamento, sendo dois nos Estados Unidos, um na França, outro no Japão (cobrindo a leste o oceano Pacífico e a oeste uma parte da União Soviética), outro ainda na Holanda (com países escandinavos e Espanha), um na Itália e um outro na China. O objetivo é dotar as estações existentes de equipamentos digitais para agilizar a troca de informações.

Como se sabe, um terremoto não acontece de repente. Ele é precedido por certa atividade sísmica, cujas ondas se propagam por toda a Terra. Com centenas de sismógrafos ligados por sistemas digitas será possível acompanhar essas ondas com mais rapidez e estabelecer a direção, profundidade e magnitude dos movimentos que as originaram- embora, como diz o geólogo Igor Pacca, da Universidade de São Paulo, “nunca se possa prever a hora e o lugar exatos de um terremoto”. Mas o alarme poderá ser eficiente.

Para saber mais: SuperMundo

Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 5,99/mês
DIA DAS MÃES

Revista em Casa + Digital Completo

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
A partir de 10,99/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a R$ 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.