4 gênios que tiveram tudo a favor e 4 que lutaram contra adversidades
Como o ambiente e a criação podem estimular a criação de um gênio? Dificuldades podem estimular a busca por soluções criativas?
ILUSTRA Iuri Araújo e Guilherme Araújo
Além da carga genética, do talento “natural”, do esforço individual e do estudo, um outro elemento que pode ser determinante na inspiração da genialidade é o ambiente de criação. Mas estudos divergem a respeito disso. Algumas pesquisas indicam que a presença de adversidades estimularia o pensamento criativo e a busca por soluções. Outros estudos sugerem o contrário: a melhor maneira de garantir que alguém possa atingir seu pleno potencial é criar um ambiente favorável, com apoio da família, da escola e da sociedade, além de saúde, conforto e acesso à cultura.
Confira, abaixo, quatro exemplos de gênios de cada tipo:
— Tudo a favor —
Estes casos indicam que o brilhantismo pode ser estimulado por uma boa família, educação exemplar e oportunidades certas
1) PAI HERÓI
Gênio Albert Einstein (1879-1955)
País Alemanha
O criador da teoria da relatividade passou por maus momentos durante a 2a Guerra Mundial. Mas, a princípio, as circunstâncias estiveram a seu favor. Ele nasceu em uma família abastada. Seu pai, engenheiro e dono de uma empresa de equipamentos eletrônicos, sempre atiçou sua curiosidade. Einstein estudou nas melhores escolas e teve uma carreira brilhante, culminada com um Nobel de física em 1921.
2) SEM PRESSA
GênioOscar Niemeyer (1907-2012)
País Brasil
Filho de funcionário público, o “criador” de Brasília teve uma infância e uma juventude com poucas preocupações – tanto que só se formou no ensino médio aos 21 anos. Estudou na Escola Nacional de Belas Artes e se tornou um dos maiores, mais longevos e mais produtivos arquitetos do século 20.
3) FILHODEPEIXE.COM
GênioTim Berners-Lee (1955-)
País Inglaterra
Seus pais trabalharam no primeiro computador vendido comercialmente. Segundo Lee, seu lar era um ambiente em que números eram considerados uma coisa divertida. Ele se tornou físico, cientista da computação e cocriador de uma das maiores invenções do século: a internet.
4 e 5) “ESTOU COM SORTE”
GênioSergey Brin (1973-) e Larry Page (1973-)
PaísRússia e EUA, respectivamente
Brin nasceu em Moscou e se mudou aos 6 anos para os EUA. Além de estudar na escola, seu pai, professor de matemática na Universidade de Maryland, lhe dava aulas em casa. Já Page era filho de um cientista da computação na Universidade de Michigan, e começou a se interessar por computadores aos 6 anos. A dupla se conheceu na Universidade de Stanford, onde suas pesquisas deram origem ao Google.
— Tudo contra —
Já para estes, nada veio de mão beijada. A genialidade pode ter surgido como maneira de driblar uma vida cheia de dificuldades
6) TOMA ESSA, SOCIEDADE MACHISTA!
GênioMarie Curie (1867-1934)
PaísPolônia
Sua família perdeu quase toda a fortuna por participar de levantes que buscavam a independência do país. Mesmo cheia de dificuldades na vida e na escola (inclusive um ambiente acadêmico dominado pelos homens que consideravam que mulheres não estavam aptas à ciência), Marie Curie entrou para a história ao descobrir a radioatividade e os elementos rádio e polônio. Ganhou dois prêmios Nobel: um de física, em 1903, e um de química, em 1911
7) MENTE VERSUS CORPO
GênioStephen Hawking (1942-)
PaísInglaterra
Hawking é portador de esclerose lateral amiotrófica, doença degenerativa rara que paralisa os músculos, mas não afeta a mente. Isso não o impediu de se tornar um dos maiores experts em física teórica, com livros que esclarecem conceitos difíceis para o grande público.
8) ELE MUDOU A HISTÓRIA
Gênio Leonardo da Vinci (1451-1519)
País Itália
Figura ilustre do Renascimento, teve atuações brilhantes em múltiplas áreas, como matemática, arte, engenharia e biologia. O que poucos sabem é que ele nasceu numa família pobre, filho ilegítimo de um nobre e uma camponesa. Sua sorte virou quando começou a estudar no ateliê do artista Andrea del Verrocchio.
9) SUCATA VIROU GAME
Gênio Caine Monroy (2004-)
PaísEUA
Usando apenas peças da oficina do pai e objetos reciclados, ele criou a central de jogos Caine’s Arcade. Um curta-metragem divulgou a iniciativa e Monroy virou exemplo de proatividade e empreendedorismo. O caso inspirou a criação da Imagination Foundation, que investe em jovens empreendedores.
ESTA MATÉRIA INTEGRA A REPORTAGEM DE CAPA SUPERGÊNIOS. CONFIRA AS OUTRAS PARTES:
– Existem diferenças físicas no cérebro das pessoas geniais?
– 4 exemplos de gênios desde criança e outros que só se tornaram mais tarde
– 11 casos incríveis de savants, os gênios que a ciência não consegue explicar
CONSULTORIA Darrin M. McMahon, professor, historiador e autor
FONTES Livros Divine Fury: A History of Genius, de Darrin M. McMahon e Old Masters and Young Geniuses: The Two Life Cycles of Artistic Creativity, de Galenson, e sites Telegraph, Mental Floss, Cérebro & Mente, Focus: Science and Technology, How Stuff Works, Neatorama, Philosophical Transactions of The Royal Society, Enciclopedia Britannica, Wisconsin Medical Society, Alonzo Clemons, Popular Science, Academy of Achivement e Brain Pickings