Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

5 segredos que os dentistas não contam

Sob a condição de anonimato, profissionais de várias áreas revelaram à MUNDO ESTRANHO o que não contam aos clientes. Agora é a vez dos dentistas

Por Julia Moióli
Atualizado em 22 fev 2024, 10h12 - Publicado em 7 jul 2017, 13h17

 

1) “Obturações não são necessárias e cáries podem ser revertidas”
Em média, uma cárie leva entre quatro e oito anos para progredir do esmalte para a dentina (camada mais interna do dente). Isso significa que há tempo de sobra para tratá-la com flúor, escovação, restrição de açúcar e monitoramento, segundo um estudo da Universidade de Sydney, na Austrália.

2) “O índice de flúor na água está errado”
Ao menos no estado de São Paulo, mais ou menos 30% das amostras contêm flúor a mais ou a menos do que o recomendado. Se o índice for abaixo do padrão, não garante o benefício anticárie. E, se for acima, pode levar à fluorose, que causa manchas, geralmente esbranquiçadas (nos casos mais graves, marrons), nos dentes.

3) “A anestesia não é tão inocente”
Você corre o risco de perrengues momentâneos, como passar um tempo sem conseguir piscar (e ficar com o olho seco) ou ganhar um belo de um hematoma se a agulha acertar algum vaso sanguíneo. Também há consequências mais sérias, porém raras, como arritmia cardíaca e problemas nos nervos.

 

4) “Nossos consultórios estão contaminados”
Aquele aparelhinho que borrifa água na sua boca pode causar infecções. Segundo um estudo da Universidade de Poitiers, na França, o instrumento costuma ter bactérias mais resistentes do que se imaginava e os desinfetantes recomendados pelos próprios fabricantes dos equipamentos não são 100% eficazes.

Continua após a publicidade

5) “Nem a gente concorda sobre como escovar os dentes”
Uma pesquisa da University College of London, na Inglaterra, comparou as recomendações de escovação das associações de dez países, de fabricantes de escovas e pastas de dentes e de livros. Conclusão: elas diferem muito. E não há evidência que comprovem que técnicas elaboradas sejam mais eficazes que uma escovada simples. Na dúvida, seja simples e foque nas áreas onde a placa costuma se formar, como as superfícies dos dentes e perto da gengiva.

 

FONTES Revistas Pesquisa FapespReader’s Digest e Time; sites CBS News,Daily Mail, Elsevier, EurekAlert!Folha de S.PauloHarvard UniversityiGNYMAGPacific StandardPhysician Health ProgramSurgeryUniversity of British ColumbiaUSA TodayUSP Wired

 

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.