Clique e Assine SUPER por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

6 histórias de pessoas que tiveram contato com o Capeta

Conheça 6 histórias de gente que passou por tentações e privações na briga entre Deus e Satã pela alma dos homens

Por Claudia de Castro e Lima
Atualizado em 22 fev 2024, 10h22 - Publicado em 22 set 2016, 17h26

anjos-demonios

ESTA MATÉRIA FAZ PARTE DA REPORTAGEM DE CAPA O UNIVERSO DOS ANJOS E DEMÔNIOS. CONFIRA AS OUTRAS PARTES:

+ Como é a hierarquia dos anjos católicos?

+ Como Lúcifer foi expulso do paraíso e transformado em Satanás?

+ Segundo o cristianismo, como é a aparência do diabo?

+ De acordo com a demonologia, quem são os sete líderes do inferno?

 

anjos-demonios2

Paciência de Jó

Uma das principais histórias desse tipo na Bíblia é a de Jó, um homem muito rico e religioso. Satanás propôs ao Todo-Poderoso que testassem a fé de Jó, alegando que é fácil adorar a Deus quando se tem de tudo. Satã fez coitado perder os bens e os filhos e pegar lepra. Ainda assim, ele manteve a fé. Foi recompensado, recuperando tudo em dobro.

 

anjos-demonios3

Continua após a publicidade

Porco expiatório

Segundo o Evangelho de São Lucas, Jesus andava pela região de Gadara, na Palestina, quando encontrou um homem dominado não apenas por um demônio, mas vários. Por isso, seu nome era Legião. Cristo “transferiu” os espíritos ruins para porcos ali perto. Possuídos, os bichos se jogaram de um abismo, caíram num lago e se afogaram.

 

anjos-demonios7

Padre exorcista

O padre italiano Pio, nascido em 1887, afirmava ter sido incomodado por Lúcifer em diversas formas: como um cão monstruoso, uma garota nua e até um anjo. Isso porque Pio era um habilidoso exorcista. Segundo outro padre, Tarcisio de Cernivara, o próprio líder do inferno admitiu durante um desses rituais: “Você nos dá mais trabalho que São Miguel!”

 

anjos-demonios4

Continua após a publicidade

Disputa com a Virgem

A bósnia Mirjana Dragicevic afirma receber aparições de Maria desde 1981. Mas ela também já viu o diabo. Em 1982, ele pediu que ela renegasse a Nossa Senhora e o seguisse para ser feliz no amor. Mirjana recusou e a Virgem imediatamente apareceu para ela, dizendo que o tinhoso é a raiz de tudo de ruim que acontece conosco.

 

anjos-demonios5

Em chamas

Um dos mais longos registros de visitas diabólicas é o da portuguesa Alexandrina Maria da Costa, na primeira metade do século 20. Em diários e cartas, conta que Satã aparecia para fazê-la perder a fé. “Uma tarde, senti como se minha carne estivesse pegando fogo. Uma das pessoas presentes disse: ‘Que cheiro de queimado!'”, escreveu.

 

anjos-demonios6

Continua após a publicidade

Música dos infernos

A composição mais famosa do músico italiano Giuseppe Tartini teria sido inspirada pelo chifrudo. Tartini contou que certa noite, em 1713, sonhou que fez um pacto com o demo, no qual entregou a alma. Ele deu seu violino a Satã, que começou a tocar magistralmente. O músico a reproduziu: nascia assim a sonata O Trilo do Diabo.

 

CONSULTORIA Volney Berkenbrock, doutor em teologia pela Universidade de Bonn, na Alemanha, e professor de pós-graduação em ciência da religião da Universidade Federal de Juiz de Fora, e Gary E. Gilley, doutor em teologia pela Universidade de Cambridge

FONTES Livro Satã – Uma Biografia, de Henry Ansgar Kelly, documentáriosSatanás, Príncipe das Trevas e Portões para o Inferno e tese acadêmicaSpeak of the Devil: A Brief Look at the History and Origins of Iconography of the Devil from Antiquity to the Renaissance, de Eric Williams

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 14,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.