Clique e Assine SUPER por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Como agem os bronzeadores?

Esses produtos prometem uma pele morena se baseando em três fatores. Primeiro, eles fazem a luz do Sol penetrar na pele devagarinho, barrando parte da radiação. É o mesmo princípio dos filtros solares, mas com uma intensidade bem menor. Enquanto nos filtros o fator de proteção é 15 ou 30, por exemplo, num bronzeador ele […]

Por Redação Mundo Estranho
Atualizado em 22 fev 2024, 11h08 - Publicado em 18 abr 2011, 18h51

Esses produtos prometem uma pele morena se baseando em três fatores. Primeiro, eles fazem a luz do Sol penetrar na pele devagarinho, barrando parte da radiação. É o mesmo princípio dos filtros solares, mas com uma intensidade bem menor. Enquanto nos filtros o fator de proteção é 15 ou 30, por exemplo, num bronzeador ele é de 2 ou 4 – o que significa que, se você estiver usando o produto, dá para ficar duas ou quatro vezes mais tempo debaixo do Sol que se estivesse com a pele desprotegida. O segundo princípio do bronzeador é lubrificar a pele. “Isso evita que ela descasque e faz com que a cor do verão dure mais tempo”, diz o dermatologista Luiz Carlos Cuce, do Hospital das Clínicas, em São Paulo. O terceiro segredo é a fórmula rica em betacaroteno, um pigmento que tinge a camada superficial da pele, aumentando a impressão de que ela ficou morena. “Essa substância se deposita na epiderme dando uma coloração dourada que se mistura à do bronzeado real”, afirma a dermatologista Nina Rosa Rigoni, de São Paulo.

Outro tipo de produto parecido, mas com uma ação diferente, é o creme de bronzeamento automático, também conhecido como autobronzeador. Quem passa o creme no corpo tem a pele escurecida por um tipo de açúcar, a dihidroxiacetona (DHA). Quando essa substância interage com a superfície da pele, as células ganham instantaneamente um tom amarronzado. É como se fosse uma camuflagem provisória, garantindo uma cor morena mais intensa que a dos bronzeadores comuns. O grande problema é que o tal creme precisa ser reaplicado a cada três dias. Conforme o corpo se livra das células mais antigas da camada externa da pele (veja na seção Saúde a pergunta sobre descamação), o bronzeado de laboratório também cai por terra. Uma coisa é certa: nem os bronzeadores tradicionais nem os automáticos protegem contra queimaduras. Por isso, mesmo que você já saia de casa com a pele morena, nem pense em economizar no filtro solar.

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 14,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.