Como é a produção de um filme?
Todo filme começa com o que se chama de argumento, espécie de sinopse da história
O CONTADOR DE HISTÓRIAS
Todo filme começa com o que se chama de argumento, espécie de sinopse da história. Mais tarde, essa ideia inicial é preenchida detalhadamente com ações e diálogos, dando origem ao roteiro. “No Brasil, em geral só uma pessoa faz o roteiro. Nos EUA, isso costuma ser feito por uma equipe”, diz Bráulio Mantovani, roteirista de Cidade de Deus e Tropa de Elite
TOY STORY
Para organizar melhor a filmagem de cada cena, um artista, sob supervisão do diretor, desenha, a partir do roteiro, uma espécie de história em quadrinhos do filme, especificando como cada plano será filmado – é o chamado storyboard
O PODEROSO CHEFÃO
Em Hollywood, quem banca os filmes são os grandes estúdios. Após uma pesquisa de mercado para avaliar o potencial da fita, os produtores fazem um orçamento dos gastos com equipamentos, cachês, figurinos etc. Já no Brasil, a grana em geral rola via leis de incentivo do setor público
O ILUMINADO
Com o storyboard na mão, o diretor de fotografia monta o mapa de luz, indicando o posicionamento preciso de cada refletor e quais tipos de filtros e luzes serão usados para dar o climão geral da cena
OS PRODUTORES
Enquanto as outras equipes cuidam do lado criativo, a equipe de produção faz a parte prática, indo atrás de tudo o que for necessário para a filmagem – desde achar locações adequadas e contratar figurantes até agilizar o rango para a galera
TROPA DE ELITE
Feito o orçamento, diretores e produtores se reúnem para montar as equipes técnicas e estabelecer o cronograma das filmagens, que, no caso de um longa-metragem, duram, em média, seis semanas. Cada equipe cuida de uma área específica, como iluminação, captação de som e fotografia (veja no boxe ao lado)
ONDE OS FRACOS NÃO TÊM VEZ
Os protagonistas de cada filme são escolhidos a dedo. Afinal, quanto mais populares, mais público – e grana – atraem para os cinemas. Já a escolha do segundo escalão de atores em geral rola por meio de agências, que fazem várias “peneiradas” até achar as pessoas com o perfil ideal dos personagens
GAIOLA DAS LOUCAS
Com os cenários já desenhados pela equipe de arte, marceneiros e pintores botam a mão na massa para colocar tudo em pé, enquanto os aderecistas cuidam dos objetos utilizados em cena, e os figurinistas, das roupas e dos acessórios dos atores
• O filme mais caro já feito é o russo Guerra e Paz, de 1967, que custou quase US$ 700 milhões. A superprodução Homem Aranha 3 ficou “só” nos US$ 272 milhões
• O filme Titanic custou US$ 270 milhões – mais caro que o próprio transatlântico, que valia “meros” 200 milhões!
• Vital, o roteiro permite visualizar o que será o filme. A greve dos roteiristas dos EUA em 2008 parou a produção de vários filmes, dando um preju de quase US$ 2 bilhões!
• Antes de chegar à versão final, foram esboçados nada menos que 500 storyboards para o primeiro filme da trilogia Matrix – haja lápis!
• Batman, o Cavaleiro das Trevas foi filmado em mais de 4 300 locações diferentes – ralação total para a produção!
No mês que vem: Como é filmada uma cena?
Fonte – Carlos Augusto Calil, professor do departamento de Cinema Rádio e TV da Universidade de São Paulo; Bráulio Mantovani, roteirista; IMBD; Forbes; Hollywood Reporter
Equipe técnica
Cada profissional cuida de uma função específica num set de filmagens
Diretor
É o mandachuva do set, coordenando toda a equipe, além de dizer aos atores como devem atuar e decidir como cada cena será filmada
Produtor-executivo
Ele é o administrador do dindin. Como tem todos os custos na ponta do lápis, direciona melhor a produção durante as filmagens
Diretor de produção
É o braço direito e porta-voz do diretor. É ele que entra em contato direto, por exemplo, com os atores e a equipe técnica
Diretor de fotografia
Cuida da iluminação de cada cena. Também escolhe quais câmeras e lentes serão usadas
Diretor de arte
É o responsável por dar a “cara” do filme – se será mais moderno, rústico, futurístico. Define também como serão os cenários e o figurino
Técnico de som
Escolhe os microfones que serão usados, identifica problemas de som nas cenas e coordena o trabalho dos microfonistas