Clique e Assine SUPER por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Como é a produção de um filme?

Todo filme começa com o que se chama de argumento, espécie de sinopse da história

Por Gabriela Portilho
Atualizado em 22 fev 2024, 11h34 - Publicado em 1 set 2009, 16h07

O CONTADOR DE HISTÓRIAS

Todo filme começa com o que se chama de argumento, espécie de sinopse da história. Mais tarde, essa ideia inicial é preenchida detalhadamente com ações e diálogos, dando origem ao roteiro. “No Brasil, em geral só uma pessoa faz o roteiro. Nos EUA, isso costuma ser feito por uma equipe”, diz Bráulio Mantovani, roteirista de Cidade de Deus e Tropa de Elite

TOY STORY

Para organizar melhor a filmagem de cada cena, um artista, sob supervisão do diretor, desenha, a partir do roteiro, uma espécie de história em quadrinhos do filme, especificando como cada plano será filmado – é o chamado storyboard

O PODEROSO CHEFÃO

Em Hollywood, quem banca os filmes são os grandes estúdios. Após uma pesquisa de mercado para avaliar o potencial da fita, os produtores fazem um orçamento dos gastos com equipamentos, cachês, figurinos etc. Já no Brasil, a grana em geral rola via leis de incentivo do setor público

O ILUMINADO

Com o storyboard na mão, o diretor de fotografia monta o mapa de luz, indicando o posicionamento preciso de cada refletor e quais tipos de filtros e luzes serão usados para dar o climão geral da cena

OS PRODUTORES

Enquanto as outras equipes cuidam do lado criativo, a equipe de produção faz a parte prática, indo atrás de tudo o que for necessário para a filmagem – desde achar locações adequadas e contratar figurantes até agilizar o rango para a galera

TROPA DE ELITE

Feito o orçamento, diretores e produtores se reúnem para montar as equipes técnicas e estabelecer o cronograma das filmagens, que, no caso de um longa-metragem, duram, em média, seis semanas. Cada equipe cuida de uma área específica, como iluminação, captação de som e fotografia (veja no boxe ao lado)

Continua após a publicidade

ONDE OS FRACOS NÃO TÊM VEZ

Os protagonistas de cada filme são escolhidos a dedo. Afinal, quanto mais populares, mais público – e grana – atraem para os cinemas. Já a escolha do segundo escalão de atores em geral rola por meio de agências, que fazem várias “peneiradas” até achar as pessoas com o perfil ideal dos personagens

GAIOLA DAS LOUCAS

Com os cenários já desenhados pela equipe de arte, marceneiros e pintores botam a mão na massa para colocar tudo em pé, enquanto os aderecistas cuidam dos objetos utilizados em cena, e os figurinistas, das roupas e dos acessórios dos atores

• O filme mais caro já feito é o russo Guerra e Paz, de 1967, que custou quase US$ 700 milhões. A superprodução Homem Aranha 3 ficou “só” nos US$ 272 milhões

• O filme Titanic custou US$ 270 milhões – mais caro que o próprio transatlântico, que valia “meros” 200 milhões!

• Vital, o roteiro permite visualizar o que será o filme. A greve dos roteiristas dos EUA em 2008 parou a produção de vários filmes, dando um preju de quase US$ 2 bilhões!

Continua após a publicidade

• Antes de chegar à versão final, foram esboçados nada menos que 500 storyboards para o primeiro filme da trilogia Matrix – haja lápis!

• Batman, o Cavaleiro das Trevas foi filmado em mais de 4 300 locações diferentes – ralação total para a produção!

No mês que vem: Como é filmada uma cena?

Fonte – Carlos Augusto Calil, professor do departamento de Cinema Rádio e TV da Universidade de São Paulo; Bráulio Mantovani, roteirista; IMBD; Forbes; Hollywood Reporter

Equipe técnica

Cada profissional cuida de uma função específica num set de filmagens

Diretor

É o mandachuva do set, coordenando toda a equipe, além de dizer aos atores como devem atuar e decidir como cada cena será filmada

Continua após a publicidade

Produtor-executivo

Ele é o administrador do dindin. Como tem todos os custos na ponta do lápis, direciona melhor a produção durante as filmagens

Diretor de produção

É o braço direito e porta-voz do diretor. É ele que entra em contato direto, por exemplo, com os atores e a equipe técnica

Diretor de fotografia

Cuida da iluminação de cada cena. Também escolhe quais câmeras e lentes serão usadas

Diretor de arte

É o responsável por dar a “cara” do filme – se será mais moderno, rústico, futurístico. Define também como serão os cenários e o figurino

Técnico de som

Escolhe os microfones que serão usados, identifica problemas de som nas cenas e coordena o trabalho dos microfonistas

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Oferta dia dos Pais

Receba a Revista impressa em casa todo mês pelo mesmo valor da assinatura digital. E ainda tenha acesso digital completo aos sites e apps de todas as marcas Abril.

OFERTA
DIA DOS PAIS

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.