PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana

Como é a produção de um filme?

Todo filme começa com o que se chama de argumento, espécie de sinopse da história

Por Gabriela Portilho
Atualizado em 22 fev 2024, 11h34 - Publicado em 1 set 2009, 16h07

O CONTADOR DE HISTÓRIAS

Todo filme começa com o que se chama de argumento, espécie de sinopse da história. Mais tarde, essa ideia inicial é preenchida detalhadamente com ações e diálogos, dando origem ao roteiro. “No Brasil, em geral só uma pessoa faz o roteiro. Nos EUA, isso costuma ser feito por uma equipe”, diz Bráulio Mantovani, roteirista de Cidade de Deus e Tropa de Elite

TOY STORY

Para organizar melhor a filmagem de cada cena, um artista, sob supervisão do diretor, desenha, a partir do roteiro, uma espécie de história em quadrinhos do filme, especificando como cada plano será filmado – é o chamado storyboard

O PODEROSO CHEFÃO

Em Hollywood, quem banca os filmes são os grandes estúdios. Após uma pesquisa de mercado para avaliar o potencial da fita, os produtores fazem um orçamento dos gastos com equipamentos, cachês, figurinos etc. Já no Brasil, a grana em geral rola via leis de incentivo do setor público

O ILUMINADO

Com o storyboard na mão, o diretor de fotografia monta o mapa de luz, indicando o posicionamento preciso de cada refletor e quais tipos de filtros e luzes serão usados para dar o climão geral da cena

OS PRODUTORES

Enquanto as outras equipes cuidam do lado criativo, a equipe de produção faz a parte prática, indo atrás de tudo o que for necessário para a filmagem – desde achar locações adequadas e contratar figurantes até agilizar o rango para a galera

TROPA DE ELITE

Feito o orçamento, diretores e produtores se reúnem para montar as equipes técnicas e estabelecer o cronograma das filmagens, que, no caso de um longa-metragem, duram, em média, seis semanas. Cada equipe cuida de uma área específica, como iluminação, captação de som e fotografia (veja no boxe ao lado)

Continua após a publicidade

ONDE OS FRACOS NÃO TÊM VEZ

Os protagonistas de cada filme são escolhidos a dedo. Afinal, quanto mais populares, mais público – e grana – atraem para os cinemas. Já a escolha do segundo escalão de atores em geral rola por meio de agências, que fazem várias “peneiradas” até achar as pessoas com o perfil ideal dos personagens

GAIOLA DAS LOUCAS

Com os cenários já desenhados pela equipe de arte, marceneiros e pintores botam a mão na massa para colocar tudo em pé, enquanto os aderecistas cuidam dos objetos utilizados em cena, e os figurinistas, das roupas e dos acessórios dos atores

• O filme mais caro já feito é o russo Guerra e Paz, de 1967, que custou quase US$ 700 milhões. A superprodução Homem Aranha 3 ficou “só” nos US$ 272 milhões

• O filme Titanic custou US$ 270 milhões – mais caro que o próprio transatlântico, que valia “meros” 200 milhões!

• Vital, o roteiro permite visualizar o que será o filme. A greve dos roteiristas dos EUA em 2008 parou a produção de vários filmes, dando um preju de quase US$ 2 bilhões!

Continua após a publicidade

• Antes de chegar à versão final, foram esboçados nada menos que 500 storyboards para o primeiro filme da trilogia Matrix – haja lápis!

• Batman, o Cavaleiro das Trevas foi filmado em mais de 4 300 locações diferentes – ralação total para a produção!

No mês que vem: Como é filmada uma cena?

Fonte – Carlos Augusto Calil, professor do departamento de Cinema Rádio e TV da Universidade de São Paulo; Bráulio Mantovani, roteirista; IMBD; Forbes; Hollywood Reporter

Equipe técnica

Cada profissional cuida de uma função específica num set de filmagens

Diretor

É o mandachuva do set, coordenando toda a equipe, além de dizer aos atores como devem atuar e decidir como cada cena será filmada

Continua após a publicidade

Produtor-executivo

Ele é o administrador do dindin. Como tem todos os custos na ponta do lápis, direciona melhor a produção durante as filmagens

Diretor de produção

É o braço direito e porta-voz do diretor. É ele que entra em contato direto, por exemplo, com os atores e a equipe técnica

Diretor de fotografia

Cuida da iluminação de cada cena. Também escolhe quais câmeras e lentes serão usadas

Diretor de arte

É o responsável por dar a “cara” do filme – se será mais moderno, rústico, futurístico. Define também como serão os cenários e o figurino

Técnico de som

Escolhe os microfones que serão usados, identifica problemas de som nas cenas e coordena o trabalho dos microfonistas

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.