Assine SUPER por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Como é a produção de um filme?

Todo filme começa com o que se chama de argumento, espécie de sinopse da história

Por Gabriela Portilho
Atualizado em 22 fev 2024, 11h34 - Publicado em 1 set 2009, 16h07
  • Seguir materia Seguindo materia
  • O CONTADOR DE HISTÓRIAS

    Publicidade

    Todo filme começa com o que se chama de argumento, espécie de sinopse da história. Mais tarde, essa ideia inicial é preenchida detalhadamente com ações e diálogos, dando origem ao roteiro. “No Brasil, em geral só uma pessoa faz o roteiro. Nos EUA, isso costuma ser feito por uma equipe”, diz Bráulio Mantovani, roteirista de Cidade de Deus e Tropa de Elite

    Publicidade

    TOY STORY

    Para organizar melhor a filmagem de cada cena, um artista, sob supervisão do diretor, desenha, a partir do roteiro, uma espécie de história em quadrinhos do filme, especificando como cada plano será filmado – é o chamado storyboard

    Publicidade

    O PODEROSO CHEFÃO

    Em Hollywood, quem banca os filmes são os grandes estúdios. Após uma pesquisa de mercado para avaliar o potencial da fita, os produtores fazem um orçamento dos gastos com equipamentos, cachês, figurinos etc. Já no Brasil, a grana em geral rola via leis de incentivo do setor público

    Publicidade

    O ILUMINADO

    Com o storyboard na mão, o diretor de fotografia monta o mapa de luz, indicando o posicionamento preciso de cada refletor e quais tipos de filtros e luzes serão usados para dar o climão geral da cena

    Publicidade

    OS PRODUTORES

    Enquanto as outras equipes cuidam do lado criativo, a equipe de produção faz a parte prática, indo atrás de tudo o que for necessário para a filmagem – desde achar locações adequadas e contratar figurantes até agilizar o rango para a galera

    Publicidade

    TROPA DE ELITE

    Feito o orçamento, diretores e produtores se reúnem para montar as equipes técnicas e estabelecer o cronograma das filmagens, que, no caso de um longa-metragem, duram, em média, seis semanas. Cada equipe cuida de uma área específica, como iluminação, captação de som e fotografia (veja no boxe ao lado)

    Continua após a publicidade

    ONDE OS FRACOS NÃO TÊM VEZ

    Os protagonistas de cada filme são escolhidos a dedo. Afinal, quanto mais populares, mais público – e grana – atraem para os cinemas. Já a escolha do segundo escalão de atores em geral rola por meio de agências, que fazem várias “peneiradas” até achar as pessoas com o perfil ideal dos personagens

    GAIOLA DAS LOUCAS

    Com os cenários já desenhados pela equipe de arte, marceneiros e pintores botam a mão na massa para colocar tudo em pé, enquanto os aderecistas cuidam dos objetos utilizados em cena, e os figurinistas, das roupas e dos acessórios dos atores

    • O filme mais caro já feito é o russo Guerra e Paz, de 1967, que custou quase US$ 700 milhões. A superprodução Homem Aranha 3 ficou “só” nos US$ 272 milhões

    • O filme Titanic custou US$ 270 milhões – mais caro que o próprio transatlântico, que valia “meros” 200 milhões!

    • Vital, o roteiro permite visualizar o que será o filme. A greve dos roteiristas dos EUA em 2008 parou a produção de vários filmes, dando um preju de quase US$ 2 bilhões!

    Continua após a publicidade

    • Antes de chegar à versão final, foram esboçados nada menos que 500 storyboards para o primeiro filme da trilogia Matrix – haja lápis!

    • Batman, o Cavaleiro das Trevas foi filmado em mais de 4 300 locações diferentes – ralação total para a produção!

    No mês que vem: Como é filmada uma cena?

    Fonte – Carlos Augusto Calil, professor do departamento de Cinema Rádio e TV da Universidade de São Paulo; Bráulio Mantovani, roteirista; IMBD; Forbes; Hollywood Reporter

    Equipe técnica

    Cada profissional cuida de uma função específica num set de filmagens

    Diretor

    É o mandachuva do set, coordenando toda a equipe, além de dizer aos atores como devem atuar e decidir como cada cena será filmada

    Continua após a publicidade

    Produtor-executivo

    Ele é o administrador do dindin. Como tem todos os custos na ponta do lápis, direciona melhor a produção durante as filmagens

    Diretor de produção

    É o braço direito e porta-voz do diretor. É ele que entra em contato direto, por exemplo, com os atores e a equipe técnica

    Diretor de fotografia

    Cuida da iluminação de cada cena. Também escolhe quais câmeras e lentes serão usadas

    Diretor de arte

    É o responsável por dar a “cara” do filme – se será mais moderno, rústico, futurístico. Define também como serão os cenários e o figurino

    Técnico de som

    Escolhe os microfones que serão usados, identifica problemas de som nas cenas e coordena o trabalho dos microfonistas

    Publicidade
    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de R$ 2,00/semana*

    ou
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de R$ 12,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.