Como seria o mapa-múndi com os países fictícios da Marvel
Wakanda, Latveria, Genosha. Conheça melhor algumas das nações que só existem nos quadrinhos.
TRÂNSIA
População 20 mil
Capital Trânsia do Leste
Governo Democracia constitucional
Primeira aparição Thor 133 (1966)
Foi nesta república que os gêmeos Mercúrio e Feiticeira Escarlate foram criados por um casal cigano. Isso ajuda a explicar por que, apesar de mutante, Feiticeira tem dons ligados à magia: no passado, um antigo demônio foi preso pela bruxa Morgana Le Fay (arqui-inimiga dos Vingadores) no ponto mais importante da Trânsia, a Montanha Wundagore. É nela que o também vilão Alto Evolucionário criou sua Cidadela da Ciência, onde realizou diversos experimentos cruéis – inclusive na Mulher-Aranha.
WAKANDA
População 6 milhões
Capital Wakanda Central
Governo Monarquia
Primeira aparição Fantastic Four 52 (1966)
Graças à abundância do raro e poderoso minério vibranium, esta nação africana floresceu financeira e tecnologicamente. Seu governante é o Pantera Negra, um cargo que mistura funções políticas, religiosas e militares, e que é passado adiante a cada geração. Nos cinemas, o dono do título é T’Challa, também um grande gênio científico. (T’Challa também é o Pantera Negra mais popular das HQs). Sob seu comando, o país criou relações com a Terra Selvagem e Attilan, o reino dos Inumanos. Por outro lado, há certa tensão com a Latveria, Lemuria e EUA.
LATVERIA
População 500 mil
Capital Doomstadt
Governo Ditadura
Primeira aparição Fantastic Four Annual 2 (1964)
Impossível falar desta nação nos Bálcãs sem mencionar seu ditador, o gênio científico e místico Dr. Destino, um dos maiores antagonistas da Marvel. Mas a história da Latveria é bem mais antiga, datando da conquista de um território da Transilvânia no século 14. Destino ajudou o país a ganhar estatura internacional, apostando na forte militarização (incluindo um exército robô) para intimidar a população e os inimigos no exterior. Seu status de líder de governo ainda lhe dá imunidade diplomática.
+ Quiz hardcore: símbolos dos super-heróis
+ Por que a calça do Hulk não rasga quando ele se transforma?
GENOSHA
População Indeterminada
Capital Baía Hammer
Governo Nenhum (ex-ditadura e ex-democracia)
Primeira aparição Uncanny X-Men 235 (1988)
Usando mutantes como mão de obra escrava, esta ilha se tornou um dos países mais ricos do mundo. Eles foram libertados por Magneto e a ONU o autorizou a tornar o local um santuário para Homo superiores foragidos. A população chegou a 16 milhões, mas foi devastada por robôs Sentinelas controlados por Cassandra Nova, a meia-irmã do Professor Xavier. Diversas vezes, Magneto voltou à ilha para tentar restaurá-la.
MADRIPOOR
População 1 milhão
Capital Madripoor
Governo Principado
Primeira aparição New Mutants 32 (1985)
Esta minúscula ex-colônia britânica ao sul da Malásia e de Singapura se tornou um popular “porto seguro” para bandidos, graças à sua política de não permitir a extradição de criminosos. Para ficar de olho nas várias organizações ilegais que se instalam por lá, até a agência de espionagem e defesa Shield já abriu um escritório local, comandado por Maria Hill. Mas seus mais famosos residentes foram os mutantes Wolverine, que viveu várias aventuras sob o codinome Caolho, e Karma, integrante do grupo Novos Mutantes, cujo tio era um famoso mafioso nessa nação.
+ Os 10 piores uniformes de super-heróis de todos os tempos
+ Existe uma Liga da Justiça da Marvel?
TERRA SELVAGEM
População Indeterminada
Capital Não tem
Governo Conselho tribal com monarquia limitada
Primeira aparição Uncanny X-Men 10 (1964)
Este paraíso tropical em plena Antártida foi criado artificialmente há milênios, como área de caça para seres extradimensionais conhecidos como Beyonders. Por isso, reúne exemplares da fauna e da flora da Terra em diferentes épocas. O exemplo mais famoso é o tigre dentes-de-sabre Zabu, “mascote” de Ka-Zar (uma espécie de Tarzan da Marvel). Já foi visitada por vários heróis e vilões, como Magneto, que mantinha um laboratório secreto lá.
FONTES Livro Atlas Marvel e site Marvel Wiki