Clique e assine a partir de 8,90/mês

Como seria o mapa-múndi com os países fictícios da Marvel

Wakanda, Latveria, Genosha. Conheça melhor algumas das nações que só existem nos quadrinhos.

Por Da Redação - Atualizado em 8 abr 2019, 14h38 - Publicado em 8 fev 2017, 11h15

mapa-marvel-2

TRÂNSIA

População 20 mil
Capital Trânsia do Leste
Governo Democracia constitucional
Primeira aparição Thor 133 (1966)

Foi nesta república que os gêmeos Mercúrio e Feiticeira Escarlate foram criados por um casal cigano. Isso ajuda a explicar por que, apesar de mutante, Feiticeira tem dons ligados à magia: no passado, um antigo demônio foi preso pela bruxa Morgana Le Fay (arqui-inimiga dos Vingadores) no ponto mais importante da Trânsia, a Montanha Wundagore. É nela que o também vilão Alto Evolucionário criou sua Cidadela da Ciência, onde realizou diversos experimentos cruéis – inclusive na Mulher-Aranha.

mapa-marvel-4

WAKANDA

Continua após a publicidade

População 6 milhões
Capital Wakanda Central
Governo Monarquia
Primeira aparição Fantastic Four 52 (1966)

Graças à abundância do raro e poderoso minério vibranium, esta nação africana floresceu financeira e tecnologicamente. Seu governante é o Pantera Negra, um cargo que mistura funções políticas, religiosas e militares, e que é passado adiante a cada geração. Nos cinemas, o dono do título é T’Challa, também um grande gênio científico. (T’Challa também é o Pantera Negra mais popular das HQs). Sob seu comando, o país criou relações com a Terra Selvagem e Attilan, o reino dos Inumanos. Por outro lado, há certa tensão com a Latveria, Lemuria e EUA.

mapa-marvel-1

LATVERIA

População 500 mil
Capital Doomstadt
Governo Ditadura
Primeira aparição Fantastic Four Annual 2 (1964)

Impossível falar desta nação nos Bálcãs sem mencionar seu ditador, o gênio científico e místico Dr. Destino, um dos maiores antagonistas da Marvel. Mas a história da Latveria é bem mais antiga, datando da conquista de um território da Transilvânia no século 14. Destino ajudou o país a ganhar estatura internacional, apostando na forte militarização (incluindo um exército robô) para intimidar a população e os inimigos no exterior. Seu status de líder de governo ainda lhe imunidade diplomática.

+ Quiz hardcore: símbolos dos super-heróis

Continua após a publicidade

+ Por que a calça do Hulk não rasga quando ele se transforma?

mapa-marvel-5

GENOSHA

População Indeterminada
Capital Baía Hammer
Governo Nenhum (ex-ditadura e ex-democracia)
Primeira aparição Uncanny X-Men 235 (1988)

Usando mutantes como mão de obra escrava, esta ilha se tornou um dos países mais ricos do mundo. Eles foram libertados por Magneto e a ONU o autorizou a tornar o local um santuário para Homo superiores foragidos. A população chegou a 16 milhões, mas foi devastada por robôs Sentinelas controlados por Cassandra Nova, a meia-irmã do Professor Xavier. Diversas vezes, Magneto voltou à ilha para tentar restaurá-la.

mapa-marvel-6

Continua após a publicidade

MADRIPOOR

População 1 milhão
Capital Madripoor
Governo Principado
Primeira aparição New Mutants 32 (1985)

Esta minúscula ex-colônia britânica ao sul da Malásia e de Singapura se tornou um popular “porto seguro” para bandidos, graças à sua política de não permitir a extradição de criminosos. Para ficar de olho nas várias organizações ilegais que se instalam por lá, até a agência de espionagem e defesa Shield já abriu um escritório local, comandado por Maria Hill. Mas seus mais famosos residentes foram os mutantes Wolverine, que viveu várias aventuras sob o codinome Caolho, e Karma, integrante do grupo Novos Mutantes, cujo tio era um famoso mafioso nessa nação.

+ Os 10 piores uniformes de super-heróis de todos os tempos

+ Existe uma Liga da Justiça da Marvel?

mapa-marvel-7

Continua após a publicidade

TERRA SELVAGEM

População Indeterminada
Capital Não tem
Governo Conselho tribal com monarquia limitada
Primeira aparição Uncanny X-Men 10 (1964)

Este paraíso tropical em plena Antártida foi criado artificialmente há milênios, como área de caça para seres extradimensionais conhecidos como Beyonders. Por isso, reúne exemplares da fauna e da flora da Terra em diferentes épocas. O exemplo mais famoso é o tigre dentes-de-sabre Zabu, “mascote” de Ka-Zar (uma espécie de Tarzan da Marvel). Já foi visitada por vários heróis e vilões, como Magneto, que mantinha um laboratório secreto lá.

FONTES Livro Atlas Marvel e site Marvel Wiki

Publicidade